TIM tem lucro líquido em alta de mais de 60% no 3º tri

Receita cresce 3% e EBITDA segue em expansão pelo 13º trimestre consecutivo

A TIM apresenta resultados sólidos em mais um trimestre. O lucro líquido normalizado(1) de R$ 619 milhões representa uma alta expressiva: 61,4% em relação ao mesmo período de 2018. O EBITDA normalizado(1) fecha em R$ 1.718 milhões, aumento de 6,8% ano a ano, avançando pelo 13º trimestre consecutivo. A margem EBITDA também mantém a trajetória de crescimento e alcança 39,6%.

A simplificação das ofertas, a aposta no segmento de alto valor e a inovação como atributo principal da marca contribuem para o desempenho positivo. Como consequência, a receita líquida de serviços (móvel e fixo) fecha em R$ 4.152 milhões, evolução de 3% na comparação anual, também impulsionada pelo resultado da TIM Live. A receita líquida da ultra banda larga fixa chegou a R$ 127 milhões, com crescimento de 31,5% ano a ano, sustentando a média acima de 30% dos trimestres anteriores.

(1)Os valores indicados como normalizados foram ajustados para efeitos não-recorrentes.

“O nosso trabalho é norteado pela qualidade das vendas, customer care e da rede. Além disso, focamos no aumento do valor da base, com ofertas mais simples e completas, e em uma comunicação que reforça ainda mais a inovação presente no DNA da marca. O resultado dessa estratégia são os indicadores operacionais e financeiros positivos que registramos no terceiro trimestre. Ao mesmo tempo, seguimos olhando para o futuro ao liderar a preparação para a chegada do 5G no Brasil, que trará uma verdadeira revolução para diversos setores”.

PIETRO LABRIOLA – CEO da TIM BRASIL

Inovação nas ofertas e na comunicação

O TIM Black Família – primeiro plano com assinatura Netflix inclusa e hub de entretenimento – já representa 50% das adições no pós-pago “puro” (sem planos Controle). A base pós-paga é de 21 milhões de clientes e representa 39% da base total.

A simplificação das ofertas do pré-pago, com o lançamento do TIM Chip TOP, impulsiona o uso de dados no segmento, com alta de 17,2%. O plano TIM Pré TOP já representa 60% da base pré-paga e alavanca o ARPU em 4,0%. O ARPU móvel total é R$ 23,9 – aumento de 5,6% na comparação anual.

A comunicação também foi destaque no período, com ações que reforçam o engajamento dos clientes e mudança de assinatura para “A inovação não para”.

Expansão da banda larga fixa

A TIM Live mantém desempenho sólido e fecha o trimestre com 537 mil usuários, um aumento de 19,6% ano a ano. O ARPU é de R$ 81,8, crescimento de 8,6% em relação a igual período do ano passado. A expansão da tecnologia FTTH é destaque: já são 1.905 domicílios cobertos, alta de 150% em relação ao 3T18. O serviço chegou a um novo estado – Pernambuco – e está disponível para consumidores de bairros de Recife.

Digitalização em foco

O processo de digitalização apresenta resultados importantes para a melhoria do atendimento e da experiência dos clientes. No terceiro trimestre, a operadora registra crescimento expressivo nas vendas online nos segmentos pós (+85%) e controle (+37%), respectivamente. No pré-pago, há aumento de 71% nas recargas realizadas pelo App Meu TIM, que tem evolução de 23% no número de usuários únicos. O envio de faturas online cresceu 43% no 3T19, assim como os pagamentos por canais digitais, com alta de 11%.

Maior cobertura nacional NB-IoT

A liderança consolidada na cobertura 4G – com 3.355 municípios – permite que a TIM invista em outras tecnologias. Um exemplo é a grande ampliação do NB-IoT (Narrow Band IoT), que chega a mais de três mil cidades. A operadora é a primeira a ter cobertura nacional da plataforma habilitadora de soluções de Internet das Coisas.

A abrangência do NB-IoT permite a criação de soluções que não estarão limitadas somente aos grandes centros, beneficiando municípios mais afastados. Ou seja, servirá tanto para Cidades Inteligentes quanto para pavimentar o caminho rumo à Agricultura 4.0 no campo. A TIM vai cobrir até 5 milhões de hectares com 4G em 2019.

Outro destaque é a faixa de 700MHz que já está disponível para clientes de 1.644 municípios, um crescimento de 40,3% em relação a igual período de 2018. O VoLTE também mostra evolução: alta de 54%, com mais de 3.250 municípios cobertos. Além disso, a TIM é líder no 4.5G no Nordeste e nos estados de Paraná e Santa Catarina.

Rumo ao 5G

A TIM avança na preparação para a chegada do 5G. Após lançar o primeiro TIM Living Lab em Florianópolis, a operadora inaugurou no terceiro trimestre, o segundo em Santa Rita do Sapucaí (MG). Lá realizou diversas experimentações na Casa TIM 5G, instalada na cidade durante o HackTown 2019. Com demonstrações focadas em educação, segurança, saúde, casa inteligente, Indústria 4.0 e entretenimento, a TIM conseguiu destacar o potencial transformador da tecnologia. A companhia lançou o terceiro laboratório 5G em Campina Grande (PB) em outubro e também anunciou a ativação da nova tecnologia  no Cubo Itaú (SP) até o final do ano.

Dep. federal Lídice da Mata. Foto: Sérgio Francês

“Decisão do Supremo foi correta e prisão de Lula era política”, afirma Lídice

Lula deixa a Polícia Federal em Curitiba após decisão do STF. Foto: Gibran Mendes / CUT Paraná

Lei da Ficha Limpa: Por que Lula, mesmo solto, é inelegível?