em

Postagem de Meirelles em apoio a Lula dialogou com “não polarizados”, mostra análise

Publicação também contou com interações de perfis identificados com direita fora do bolsonarismo

A ampla maioria de quem interagiu com a publicação de apoio à candidatura de Lula (PT) feita pelo ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles (União), na tarde desta segunda-feira (19), no Twitter, é de pessoas fora da polarização política nas redes.

Dados do software da Vox Radar, empresa especializada na análise de redes sociais, encomendadas pela startup de comunicação corporativa O Pauteiro, mostram que 73,7% de quem deu like no post de Meirelles não manifesta preferência política clara no Twitter – portanto está fora da polarização. Outros 11,9% são perfis que demonstram identificação com a direita fora do bolsonarismo e 14,4% são de esquerda. Entre os que compartilharam a publicação do emedebista, 64,8% são “não polarizados”, 24,3% são de esquerda e 10,9% de direita não bolsonarista.

Outro dado mostra que, entre os perfis que não seguem Meirelles e que compartilharam a postagem, 73,5% são justamente desses usuários sem alinhamento político claro manifestado na rede. A análise leva em conta os perfis de contas públicas, portanto não considera interações de contas privadas ou desativadas.

Meirelles também “furou a bolha”

Ainda de acordo com a Vox Radar, apenas 9% dos perfis que curtiram e 11,8% dos que compartilharam a postagem de Meirelles são seguidores do ex-ministro. Os dados revelando também que os usuários que deram like na postagem tem em média mil seguidores, enquanto os que compartilharam tem 2,4 mil.

A ampla maioria de interações na postagem é de pessoas do gênero masculino. Eles representam 70,6% do total de likes e 73,5% do total de compartilhamentos. O sudeste foi a região predominante entre as interações, com 52,8% do total de likes e 53,6% de retweets. Em seguida, aparece o Nordeste (22,1% de likes e 19,1% de RTs).

(Imagem ilustrativa/Freepik)

1 em cada 5 pessoas da classe A tem conta com saldo em moeda estrangeira, diz pesquisa

(Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil)

Vai sacar o Auxílio Brasil? Saiba qual a melhor forma de utilizar o benefício