em

8 estratégias de marketing para pet shops

Vamos apresentar oito estratégias de marketing que podem ser utilizadas pelos pet shops para atrair e fidelizar mais clientes

Os donos de animais de estimação consideram seus bichinhos como parte da família. Por isso, cuidados com alimentação, saúde e bem-estar são essenciais. E, para atender a essa demanda, surgiram diversos pet shops que oferecem produtos e serviços especializados para pets. 

No entanto, para se destacar nesse mercado cada vez mais competitivo, é preciso investir em estratégias efetivas de marketing.

Vantagens do marketing para pet shops

Uma das maiores vantagens do marketing para pet shops é a capacidade de atrair novos clientes utilizando técnicas de marketing corretamente, os donos de pet shops podem alcançar uma base de clientes significativamente maior. 

É possível destacar um pet shop de seus concorrentes, aumentando assim as chances de ganhar novos clientes. Além disso, usando táticas de marketing adequadas, os donos de pet shops podem criar uma identidade consistente para sua marca. 

Estabelecer a identidade da marca pode ser benéfico, pois conectará os clientes à empresa e criará um relacionamento duradouro entre eles. Outra vantagem do marketing para pet shops é aumentar as vendas. 

As técnicas de marketing, como publicidade on-line e off-line, podem ajudar os donos de pet shops a promover seus produtos e serviços para mais pessoas. Isso, por sua vez, pode levar a mais vendas e receita para o negócio.

Leia também: 6 tendências de marketing e vendas para 2023.

Por fim, usando as estratégias de marketing certas, os donos de pet shops podem melhorar a percepção da marca entre seus clientes. Ao promover os produtos e serviços da loja de forma eficaz, é possível criar um senso de confiança entre os clientes.

Isso pode levar a mais vendas para a empresa, já que os clientes ficarão mais dispostos a comprar produtos e serviços do pet shop em questão.

Imagem ilustrativa (Foto: Freepik)
Imagem ilustrativa (Foto: Freepik)

8 estratégias de marketing para pet shops

#1 Marketing de Conteúdo para pet shops

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que consiste em criar e compartilhar conteúdo relevante para atrair e fidelizar um público-alvo. Para um pet shop, essa estratégia pode ser utilizada para criar conteúdos sobre cuidados com os pets, curiosidades sobre animais de estimação, promoções e dicas de produtos.

A criação de um blog é uma ótima maneira de aplicar essa estratégia, e as redes sociais também são uma forma eficaz de compartilhar esse conteúdo.

#2 Anúncios pagos

A mídia paga é uma forma eficaz de atingir um público-alvo específico. No caso dos pet shops, é possível segmentar os anúncios para pessoas que têm animais de estimação ou que se interessam pelo tema. As redes sociais, como Facebook e Instagram, são ótimos canais para anúncios pagos, além do Google Ads.

Essa estratégia pode ser utilizada para divulgar promoções, lançamentos de produtos e serviços, e aumentar a visibilidade do negócio. Para quem está começando, essa estratégia é uma boa forma de chamar a atenção do público.

#3 Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google que permite que empresas gerenciem sua presença na plataforma de buscas e no Google Maps. Para pet shops, essa estratégia é importante porque ajuda a aumentar a visibilidade da empresa nas buscas locais.

Além disso, é possível adicionar informações sobre a loja, como endereço, telefone e horário de funcionamento. Lá você também pode adicionar fotos, criar um catálogo de produtos e ofertas, receber avaliações e responder a comentários dos usuários.

Leia também: 4 dicas de vendas que sua empresa precisa.

#4 Parcerias com ONGs

As parcerias com Organizações Não Governamentais (ONGs) podem ser uma estratégia eficaz. O pet shop pode fazer uma parceria com uma ONG que trabalhe com animais de estimação e oferecer ações de divulgação da ONG, em troca do envio de latas e sachês para cachorros e demais alimentos para outros animais. 

Essa estratégia pode ser divulgada nas redes sociais, em blogs e até mesmo na própria loja. Uma parceria desse tipo permite que o pet shop mostre seu comprometimento com a causa e crie um vínculo com os clientes. Além disso, mostra para a sociedade que a empresa tem valores e se preocupa com o bem-estar dos animais.

#5 SMS Marketing

O SMS Marketing é uma estratégia que consiste em enviar mensagens de texto para quem já é seu cliente. Essa ferramenta permite que o pet shop fique em contato com seus clientes e ofereça promoções, serviços e produtos a essas pessoas com base no seu histórico de compras.

Além disso, é possível enviar mensagens de lembrete para os clientes que já compraram serviços no pet shop, como exames e aplicação de vacinas. Esse tipo de mensagem pode ajudar os clientes a se lembrarem da data e hora marcadas e evitar o atraso nas consultas, por exemplo.

#6 E-mail marketing para pet shops

A ideia aqui é usar o e-mail para aumentar o envolvimento com os clientes existentes e adquirir novos. Uma estratégia de e-mail marketing para pet shop deve incluir:

• Estabelecer uma lista de assinantes: para ter sucesso, é importante construir uma lista sólida de assinantes com quem você pode se comunicar e enviar e-mails. Você pode fazer isso coletando assinantes por meio de um formulário na sua loja online, anúncios no Facebook ou incentivos especiais para as pessoas que se inscreverem.

• Enviar ofertas e promoções: oferecer descontos exclusivos para os assinantes de sua lista ajudará a aumentar as vendas. Se você tiver um produto específico que deseja promover, pode elaborar e-mails com descontos ou ofertas exclusivas.

• Enviar conteúdo útil: oferecer conteúdo relevante para os assinantes de sua lista ajuda a estabelecer um relacionamento com eles. Isso também os motivará a comprar mais e se tornar fãs de sua empresa. Você pode enviar conselhos úteis sobre cuidado animal, notícias recentes da indústria ou outros conteúdos relacionados aos animais de estimação.

• Comunicar-se com frequência: É importante manter o contato com os assinantes, para que eles não se esqueçam de você. Você pode enviar mensagens semanais, quinzenais ou mensais, dependendo do tempo e recursos disponíveis para a criação de conteúdo.

#7 Ações focadas para a buyer persona

É extremamente importante saber para quem você vende e planejar as ações de marketing para essa persona. Os pet shops deve ter em mente que os donos de animais têm interesses, desafios e necessidades específicas.

Por isso, é importante definir a sua buyer persona que é a representação do seu cliente ideal. Ela deve ter detalhes como idade, sexo e localização; informações sobre seu estilo de vida e hábitos de compra. Além de desafios, medos e dores que o pet shop pode ajudar a solucionar.

Uma vez que a buyer persona está definida, o pet shop pode começar a planejar e executar suas ações de marketing focadas na sua persona. Isso inclui conteúdos direcionados e específicos para o seu público.

#8 Presença ativa nas redes sociais

As redes sociais são uma ferramenta poderosa para atrair e fidelizar clientes. No pet shop, é importante estar presente nas redes sociais mais relevantes para o público-alvo, como TikTok, Facebook, Instagram e Twitter, por exemplo.

É fundamental criar conteúdo relevante, compartilhar fotos e vídeos de pets, interagir com os seguidores e responder às dúvidas e sugestões dos clientes. A presença ativa nas redes sociais pode aumentar a visibilidade da marca e criar um vínculo mais próximo com os clientes.

Cuidar de um animal não é tarefa fácil e ser um pet shop de confiança é fundamental para quem quer ter sucesso nesse ramo tão competitivo. Utilizar as estratégias acima pode ajudar o pet shop a se destacar e conquistar novos clientes, além de fidelizar os já existentes. 

Com planejamento e dedicação, é possível crescer as vendas e construir um negócio de sucesso.

Paula Moraes

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Metaverso ‘flopou’ e inteligência artificial já é quase três vezes mais buscada

(Imagem ilustrativa/Freepik)

5 vantagens de oferecer reforço escolar