em

Santana sedia sistema integrado de água tratada que completa 15 anos

Inaugurado em 2008, o sistema integrado representou um investimento de R$ 39,3 milhões na época; um dos maiores empreendimentos em saneamento da Bahia

Embasa - estação de tratamento de água sistema integrado de Santana (Foto: Divulgação)
Embasa – estação de tratamento de água sistema integrado de Santana (Foto: Divulgação)

Município onde estão instaladas as principais estruturas de um dos maiores sistemas de abastecimentos integrados da Bahia, Santana completou 133 anos no último sábado (16), com atendimento de 100% na sede e em 23 localidades da zona rural, totalizando 8,4 mil domicílios beneficiados com água tratada. É no rio Corrente, na localidade de Porto Novo, onde ficam a captação e a estação de tratamento de água, que leva água de qualidade para as torneiras de 65 mil habitantes de Santana e de mais quatro municípios: Brejolândia, Canápolis, Serra Dourada e Tabocas do Brejo Velho.  

De Santana parte toda a estrutura, que completa 15 anos de operação, de 163 quilômetros de rede adutora, 12 estações de bombeamento e 21 reservatórios que atendem todos esses municípios, localizados no território de identidade do Velho Chico, no Oeste da Bahia. Inaugurado em 2008, o Sistema Integrado de Abastecimento de água (SIAA) de Santana representou um investimento de R$ 39,3 milhões na época; um dos maiores empreendimentos em saneamento da Bahia, em extensão, no âmbito do programa Água para Todos. 

Desde então, técnicos da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) vêm trabalhando para ampliar a oferta de água para a zona rural e possibilitar a operação dessa extensa infraestrutura de adução e distribuição para garantir o fornecimento de água boa e suficiente para quem mora nessa região. Antes da entrada em operação do SIAA de Santana, os cinco municípios eram abastecidos por poços tubulares em um aquífero local cuja água apresentava em sua composição muitos sais minerais. 

“Temos em Santana uma equipe que trabalha em todas as estruturas para manter em funcionamento o sistema 24 horas por dia, dentro dos padrões de potabilidade exigidos pela legislação. Hoje Santana conta com abastecimento regularizado, mesmo nos períodos de calor extremo que enfrentamos hoje em dia, com poucas chuvas. E a Embasa continua trabalhando para ampliar o sistema, para que a mesma água levada para a cidade, chegue também nas localidades da zona rural”, reforça a gerente do escritório local da Embasa, Liane Amaral.  

Zona rural – Além da população que mora na sede de Santana, a Embasa expandiu, ao longo dos últimos 15 anos, a rede distribuidora para garantir o fornecimento de água para localidades da zona rural, a exemplo de Alagoas, Barreiro, Caraíbas, Colônia, Cedro, Gameleira, Jacaré, Lagoa de Dentro, Porto Novo, Ponto Certo, Tabuleirinho e Várzea do Mourão. Neste ano, foram estendidos cerca de 9,2 mil metros de rede para beneficiar 520 famílias dos moradores dos povoados de Canabrava, São Francisco e Jurema.

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Síndrome de fim de ano? Saiba por que nos sentimos mais melancólicos em dezembro

(Imagem ilustrativa/Freepik)

O futuro da contratação: Navegando pelo talento com testes avançados de avaliação de personalidade em 2024