em

Ligações clandestinas: energia recuperada na Bahia poderia abastecer Salvador durante um mês

Levantamento da Neoenergia Coelba mostra que, no primeiro semestre do ano, foram removidas mais de 61 mil irregularidades no Estado

(Foto: Neoenergia Coelba)
(Foto: Neoenergia Coelba)

As ações de combate ao furto de energia realizadas pela Neoenergia Coelba resultaram na remoção de 61.705 ligações clandestinas no primeiro semestre de 2023 – uma média de 10 mil por mês ou 342 por dia. O volume de energia recuperado nas operações foi de aproximadamente 190 milhões de quilowatts/hora, o suficiente para abastecer todas as unidades consumidores de Salvador, que possui 2,4 milhões de habitantes, durante um mês inteiro.

Para identificar esta quantidade de irregularidades, a distribuidora alia tecnologia com estratégias para atuações em campo. Além de softwares inteligentes que monitoram o consumo de energia das unidades de maneira remota e em tempo real, foram adquiridos drones para que as equipes identifiquem fraudes mais elaboradas durante as vistorias.

“Nossa equipe de inteligência tem um trabalho contínuo de acompanhar a realização de novos gatos e adaptar nossas atuações para identificá-las. Por mais inovadora que a ligação clandestina pareça ser, nós iremos descobrir. O uso de drones é um exemplo de modernização das nossas operações visando combater as irregularidades”, destacou o gerente da Receita da Neoenergia Coelba, Rodrigo Almeida.

Em maio, o uso do drone identificou um furto de energia em uma fazenda localizada no município de Jaborandi, no Oeste do Estado. Somente nesta ação, foram recuperados 21,8 milhões quilowatts/hora. As operações em campo também são fundamentais para o resultado do semestre. No período, a distribuidora realizou cerca de 120 mil fiscalizações na Bahia.

De janeiro a junho, a Neoenergia Coelba identificou desvios de energia em todos os tipos de unidades consumidoras: residências, comércios, indústrias, fazendas, dentre outros. “A estigmatização de que apenas um nicho da sociedade furta energia é falsa. Identificamos fraudes em condomínios de alto padrão em bairros nobres, grandes estabelecimentos comerciais e fazendas exportadoras de alimentos, por exemplo”, explicou Rodrigo Almeida.

Além das verificações em campo, a empresa substituiu 62 mil medidores obsoletos e/ou com possíveis defeitos. Com aparelhos mais modernos, a concessionária reforça o controle, evitando desvios.

Prejuízos e denúncias

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. Além disso, os “gatos” representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população. A prática prejudica, ainda, o fornecimento de energia da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento.

Por conta destes prejuízos, é importante que sejam realizadas denúncias de possíveis fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Coelba na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade.

Governador Jerônimo Rodrigues entrega obras em Wanderley (Foto: Mateus Pereira/GOVBA)

Jerônimo Rodrigues inaugura Delegacia Territorial, Pelotão da PM e entrega outras obras, em Wanderley

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Consórcio bate recorde no primeiro semestre de 2023