em

Conheça quais são as principais fontes de energia utilizadas no Brasil

Além dos modelos tradicionais, o Brasil também é um dos maiores produtores de energia limpa do mundo

As fontes de energia sempre são um assunto recorrente em termos de sustentabilidade, principalmente porque trata-se de algo essencial para a sociedade moderna e que faz um grande uso de recursos naturais. O Brasil possui usinas dedicadas às principais fontes utilizadas pelo mundo, porém se destaca pela utilização de energia limpa, ou seja, que explora apenas recursos renováveis e que não geram grandes impactos ambientais.

Atualmente, 48% de toda a energia gerada em solo brasileiro é renovável, sendo uma das maiores marcas do mundo. Além da economia de recursos, essas alternativas também contribuem com a diminuição de gases poluentes na atmosfera, sendo totalmente sustentável. Abaixo listamos as fontes de energia mais utilizadas no Brasil. Confira:

Hídrica

De acordo com dados da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), 50,6% da matriz elétrica brasileira é proveniente de fontes hídricas, ou seja, que utiliza a força das águas para gerar eletricidade. Isso é realizado através de usinas hidrelétricas, grandes represas que são construídas ao redor de rios, buscando criar um reservatório. A água armazenada é conduzida até uma série de turbinas que, quando movimentadas, geram energia.

Por mais que a água seja uma fonte de energia renovável e que, se comparada com outras alternativas, ainda seja um modelo mais limpo e sustentável, infelizmente as hidrelétricas também contribuem negativamente com o meio ambiente. Parte disso se deve ao desmatamento causado pela construção das barragens e pelas alterações nos rios.

Solar fotovoltaica

De uns anos para cá, o Brasil conseguiu certo destaque no uso de energia solar, hoje ocupando o posto de segunda fonte de eletricidade mais utilizada no país. O levantamento da Absolar aponta que 12% da energia elétrica gerada em solo brasileiro é proveniente da luz do sol, que é totalmente limpa e renovável, sendo a melhor opção entre todas as alternativas sustentáveis.

Nesse sistema são utilizados painéis solares para converter a irradiação dos raios ultravioleta em energia elétrica. Ainda existe o sistema heliotérmico, que transforma o calor da luz do sol em eletricidade.

Eólica

A Absolar aponta que 11,4% da eletricidade brasileira vem da energia eólica, que é gerada pela força dos ventos. Essa também é uma alternativa 100% limpa e renovável, onde são construídas turbinas gigantes (em formato de catavento) para fazer a conversão.

Não basta saber apenas o que é energia elétrica, mas, sim, entender melhor suas diferentes fontes e como elas podem impactar o meio ambiente. Hoje, apenas 4% das fontes de energia brasileiras não são renováveis, uma marca que vem diminuindo aos poucos. 

Laura Fassina

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Freepik)

O que é necessário para imigrar para os EUA?

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Conheça studio de piercing em Curitiba