em

O que é necessário para imigrar para os EUA?

Neste artigo, vamos explorar o que é necessário para imigrar legalmente para os EUA, incluindo as diferentes formas de obter um green card e os vários tipos de vistos disponíveis

Para muitas pessoas ao redor do mundo, o sonho de imigrar para os Estados Unidos é um objetivo de vida. Mudar-se para um novo país é uma grande decisão e pode ser um processo complexo. Quando se trata de imigrar para os Estados Unidos, existem várias opções disponíveis para aqueles que desejam viver e trabalhar legalmente no país.

Neste artigo, vamos explorar o que é necessário para imigrar legalmente para os EUA, incluindo as diferentes formas de obter um green card e os vários tipos de vistos disponíveis. Também discutiremos as consequências de viver ilegalmente nos Estados Unidos. 

Se você está considerando mudar-se para os EUA em busca do seu sonho americano, continue lendo para saber mais sobre o processo de imigração.

Acompanhe também: Graduação nos Estados Unidos não garante permissão de moradia permanente no país.

O que é necessário para imigrar para os EUA legalmente?

Para morar legalmente nos EUA, você pode entrar com um visto de imigrante ou entrar com um visto de não-imigrante e morar no país apenas enquanto o visto durar. Você também pode entrar com um visto de não-imigrante no país. E antes do prazo de duração do visto acabe, é possível abrir um requerimento de troca de visto ou trocar para o título de residência permanente.

Importante ressaltar que esse requerimento não garante que seu pedido será aceito. É possível se qualificar para o visto de imigrante através de um membro da sua família que já é cidadão americano ou residente permanente legal nos EUA. Para isso, esse membro deve começar o processo protocolando uma petição I-130 junto ao USCIS (Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos) nos Estados Unidos.

Existem também outras maneiras de imigrar para os EUA legalmente, como através da adoção internacional. É importante lembrar que cada caso é único e pode haver diferentes requisitos e processos dependendo da situação específica do indivíduo.

Por isso é importante realizar um planejamento imigratório cuidadoso antes de tentar se mudar para os Estados Unidos.

Formas de conseguir um green card ao imigrar para os EUA

Os green cards, também conhecidos como cartões de residência permanente, são documentos emitidos pelo governo dos EUA, que dão aos detentores o direito de viver e trabalhar nos Estados Unidos por uma quantidade de tempo ilimitada. 

Existem várias maneiras de obter um green card, como por meio da família (incluindo casamento), do emprego ou ainda através do programa de vistos de diversidade (também conhecido como “loteria do green card”).

Se você estiver sendo patrocinado por um membro da sua família que é cidadão americano ou residente legal nos EUA (incluindo cônjuge), a petição I-130 deve ser protocolada junto ao USCIS. 

Se você for patrocinado por um empregador nos Estados Unidos, seu empregador deve protocolar uma petição I-140 junto ao USCIS. Se você se qualificar para o Programa de Diversidade Visa e ganhar a loteria do green card, poderá entrar nos Estados Unidos com um visto de imigrante e posteriormente solicitar o título de residência permanente.

Também é possível obter um green card através do investimento EB-5. Para isso, é necessário fazer investimentos internacionais em um negócio nos EUA que gere empregos locais. Depois de dois anos com o visto condicional EB-5, você pode solicitar a remoção das condições através da petição I-829 e receber um green card permanente.

É importante notar que mesmo com o green card, você não pode deixar os Estados Unidos com mais de seis meses de ausência por motivos não relacionados à imigração. Se você sair do país por mais tempo que isso, pode perder sua residência permanente e terá que começar o processo de imigração novamente.

Vistos para morar legalmente nos EUA

Existem alguns tipos diferentes de vistos para morar legalmente nos Estados Unidos. Os vistos permanentes com base em emprego são do EB-1 a EB-5 e dividem-se:

São destinados a pessoas que possuem habilidades excepcionais em áreas como ciências, artes, educação, negócios ou atletismo (EB-1); 

Profissionais com grau avançado ou habilidades excepcionais (EB-2);

Trabalhadores qualificados ou profissionais (EB-3);

Investidores imigrantes que criam empregos (EB-5).

Os vistos temporários de trabalho incluem o H-1B para trabalhadores especializados em ocupações especializadas.

O L-1 para transferências dentro da empresa. E o O para indivíduos com habilidades extraordinárias nas ciências, artes, educação, negócios ou atletismo.

Os vistos temporários de estudos e intercâmbio incluem o J-1 para programas de intercâmbio educacional e cultural. Já o F-1 para estudantes acadêmicos e o M-1 para estudantes vocacionais.

Acompanha também: Quer trabalhar no exterior? Veja as palavras em inglês que os candidatos mais erram em seus currículos.

Como tirar visto para imigrar para os EUA?

Para obter um visto de imigrante para os Estados Unidos, é necessário seguir alguns passos. Primeiro, é preciso preencher o formulário DS-160 disponível no site da Embaixada dos EUA. Esse formulário deve ser preenchido com informações precisas e atualizadas.

Após preencher o formulário DS-160, é necessário comparecer a um Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV). Isso para coletar dados biométricos como impressões digitais e foto. É importante levar o passaporte válido e a página de confirmação do formulário DS-160.

Por fim, é necessário agendar uma entrevista no Serviço de Agendamento de Vistos no site da Embaixada dos EUA. É importante notar que as marcações podem ser limitadas devido aos protocolos de saúde e segurança. Esse processo pode ser complexo, sendo interessante contratar uma consultoria imigratória para ajudar com o processo. 

Uma consultoria imigratória pode fornecer orientação sobre como preencher o formulário DS-160 corretamente e como se preparar para a entrevista. Além disso, uma consultoria imigratória pode ajudar a reunir os documentos necessários para o processo e fornecer dicas sobre como aumentar suas chances de sucesso.

Consequências de viver ilegalmente nos Estados Unidos

Viver ilegalmente nos Estados Unidos ou no exterior é uma violação da lei federal que pode resultar em graves consequências. As principais consequências incluem prisão, multas e deportação. A deportação é um processo legal que remove uma pessoa dos Estados Unidos por violar a lei de imigração.

Ficar ilegal no país também pode afetar sua capacidade de obter um trabalho ou um visto legal. Se você for pego trabalhando ilegalmente nos Estados Unidos, poderá ser multado e enfrentar outras penalidades legais. Você também não conseguirá obter benefícios sociais e serviços públicos. 

Por exemplo, você pode ter dificuldade em acessar cuidados médicos ou matricular seus filhos em escolas públicas. Além disso, se você for deportado dos Estados Unidos por viver ilegalmente no país, poderá enfrentar restrições para retornar ao país no futuro. 

Isso pode incluir a proibição de entrar nos Estados Unidos por um período determinado ou até mesmo permanentemente. Portanto, antes de permanecer nos Estados Unidos, é importante garantir que você tenha um visto ou outro documento legal para entrar e ficar no país. 

Se você tiver dúvidas sobre como obter um visto, é importante contratar uma consultoria imigratória para obter orientação. Além disso, é importante obter informações sobre as restrições de imigração aplicáveis e manter-se atualizado sobre quaisquer mudanças nas regras de imigração.

Paula Moraes

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Foto: Ilustração/Freepik)

Educação no Brasil: Principais projeções e desafios

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Conheça quais são as principais fontes de energia utilizadas no Brasil