em

Policlínicas de Saúde em Salvador entram em fase final de obras

Para a entrega das duas unidades, estão sendo investidos cerca de R$45 milhões entre obras e equipamentos

(Foto: Leonardo Rattes/GOVBA)

Em fase final de obras, as Policlínicas de Saúde que estão sendo construídas pelo Governo do Estado nos bairros de Escada e Narandiba, na capital baiana, devem estar concluídas em março. Para a entrega das duas unidades, estão sendo investidos cerca de R$45 milhões entre obras e equipamentos.

Nas policlínicas, serão oferecidas consultas especializadas em Angiologia, Cardiologia, Endocrinologia, Neurologia, Gastroenterologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Urologia, Pequenos Procedimentos Cirúrgicos, Ginecologia, Pneumologia, Dermatologia, Reumatologia, Anestesia e Ortopedia. Ainda há especialidades não-médicas como Farmácia Clínica, Enfermagem, Psicólogo e Nutricionista. Entre os exames que serão oferecidos estão ecocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia digestiva, ultrassonografia Doppler, raio-x, e tomografia. Na unidade de Escada será oferecido ainda serviço de fisioterapia e em Narandiba estará disponível exame de Ressonância Magnética.

(Foto: Leonardo Rattes/GOVBA)
(Foto: Leonardo Rattes/GOVBA)

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, explica que conforme acordo firmado entre o Estado e a Prefeitura Municipal de Salvador, após a conclusão das obras, o equipamento de saúde será cedido pela gestão estadual à Secretaria da Saúde do Município de Salvador. “É mais um reforço na área da saúde que o Estado está fazendo em Salvador”, destaca.

A moradora de Narandiba Leide Miranda conta que não vê a hora de a Policlínica começar a funcionar. “Vai ser de uma grande utilidade pra todos, inclusive pra mim, que dependo do SUS [Sistema Único de Saúde] para ter atendimento”. Ela ainda comemora o fato de a unidade ficar ao lado do pequeno salão de beleza que é dona. “Já tenho quatro meses neste ponto aqui. Vi essa obra subir. Tenho certeza que além de trazer saúde, vai chamar mais clientela para mim”, comemora.

Além dela, o morador Gabriel Souza Santos aprova a instalação da unidade. “Saúde é o que mais a gente precisa neste momento. Pela qualidade que estamos vendo, até pensei que seria uma clínica particular. Agora já sei que o atendimento será pelo SUS e todos nós seremos beneficiados”, afirma ele.

(Foto: Leonardo Rattes/GOVBA)
(Foto: Leonardo Rattes/GOVBA)
(Foto: Camila Souza/GOVBA)

Pacientes em países pobres têm seis vezes mais chances de morrer após cirurgia de câncer

Ilustração. Foto: Pixabay

Governo prorroga decreto que proíbe shows e aulas na Bahia até 7 de fevereiro