em

Prefeitura de Serra Dourada esclarece caso positivo de Covid-19

A Prefeitura Municipal de Serra Dourada, Oeste da Bahia, emitiu uma nota de esclarecimento na noite dessa terça-feira (02) negando o caso positivo de Covid-19 que consta no boletim epidemiológico Nº 70 da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A nota diz que o paciente infectado reside em São Paulo, contudo, o cadastro […]

(Imagem ilustrativa/Pixabay)

A Prefeitura Municipal de Serra Dourada, Oeste da Bahia, emitiu uma nota de esclarecimento na noite dessa terça-feira (02) negando o caso positivo de Covid-19 que consta no boletim epidemiológico Nº 70 da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

A nota diz que o paciente infectado reside em São Paulo, contudo, o cadastro permanece como residente em Serra Dourada, cidade natural. A nota ainda diz que se trata de uma notícia falsa, porém desde o dia 19 de maio de 2020, o boletim do Estado apresenta, na tabela de municípios, uma coluna constando o número de casos por município que está confirmado laboratorialmente e aguardando a validação dos municípios. A Sesab salienta que se não houver a correção do caso dentro das 24 horas, será considerado como válido o número total de casos notificados e confirmados nos sistemas oficiais.

No entanto, o caso de Covid-19 de Serra Dourada não aparece aguardando a validação do município, mas em casos confirmados já validados. A Prefeitura nega que tenha casos suspeitos ou confirmados no município e informa que a Sesab irá retirar o nome da lista no boletim que será divulgado hoje.

Confira a nota na íntegra:

“Nota de Esclarecimento sobre notícia falsa a cerca de caso de Covid-19 em Serra Dourada

A Secretaria Municipal de Saúde, vem esclarecer a publicação veiculada hoje, 02/06/2020 no Jornal BA TV, assim como publicações realizadas em algumas redes sociais, sobre um possível caso positivo de covid-19 no município de Serra Dourada.
Essa informação é INVERÍDICA, pois até a presente data, NÃO TEMOS casos suspeitos ou confirmados em nossa cidade. Ocorreu um erro de sistema, pois a notificação dos pacientes suspeitos ou confirmados de covid-19, é lançado no sistema utilizando o CPF do paciente, ou seja, mesmo o cidadão não residindo mais na sua cidade natural, irá incicialmente aparecer no sistema como o local da sua naturalidade.

Após a veiculação da reportagem com a informação inverídica, entramos imediatamente em contato com a SESAB (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia), para correção da informação, sendo prontamente atendido pelo órgão. Assim, a SESAB irá alterar amanhã, 03/06/2020 o Boletim Diário do Estado da Bahia com as informações atualizadas.

Esclarecemos por fim, que o paciente infectado reside em São Paulo-SP, contudo, o seu cadastro permanecia como Serra Dourada-BA, cidade natural.

A Equipe da Saúde, juntamente com a Gestão deste município, trabalham com transparência e responsabilidade e jamais, esconderíamos qualquer informação. Temos o compromisso de manter nossa população informada sobre o real cenário epidemiológico do nosso município.

Secretaria Municipal de Saúde de Serra Dourada
Prefeitura Municipal de Serra Dourada – BA”

Adamy Gianinni

Bacharel em Jornalismo 🎓❤️.
• Especialista em Gestão de Mídias Digitais
• Especialista em Liderança e Gestão Pública
• Cursando Sup. Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
• Escritor iniciante e profissional de TI. O conhecimento é tudo! 🦉

(Foto: Romildo Jesus)

Bahia tem mais 22 municípios com transporte suspenso; total chega a 281

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Home office: hábitos que podem ajudar na manutenção da saúde mental