Número de condutores embriagados aumenta nas festas de fim de ano
Siga nossas redes

Busque no site

Publicidade

Notícia

Número de condutores embriagados aumenta nas festas de fim de ano

Segundo dados da PRF, flagrantes de motoristas sob efeitos de álcool cresceu mais de 100% em um ano

Leitura: 1 minuto

Dirigir em plenas condições físicas e psíquicas é um dos principais requisitos para um trânsito seguro. Infelizmente, os acidentes de trânsito devido à ingestão de bebidas alcoólicas vêm aumentando ano a ano, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que aponta um crescimento de assustadores 107% na Operação Ano Novo de 2018 em comparação com a mesma operação de 2017, saindo 640 casos para 1.327.

De acordo com o artigo 165 do CTB, o condutor flagrado dirigindo sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência comete uma infração gravíssima, com um valor de multa que pode ser multiplicado por 10. As penalidades foram ainda aumentadas em 2018, com as alterações na Lei Seca, que passou a prever pena de reclusão de cinco a oito anos, e suspensão ou proibição do direito de dirigir.

“Álcool, drogas e direção não combinam, pois alteram os reflexos e debilitam a concentração, essenciais para quem vai dirigir. Um condutor responsável não deve colocar em risco os pedestres, outros condutores e suas famílias e amigos. A frase ‘se beber não dirija’ é um mantra que todos os condutores devem seguir em qualquer dia, mas, principalmente, nesses períodos de festas e comemorações”, comenta Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons.

*Com Agência de Notícias

Veja também

Notícia

Neoenergia Coelba registrou 435 ocorrências relacionadas ao furto de cabos nos primeiros seis meses do ano

Saúde

Em estudo nos EUA, participantes que reduziram a ingestão de fontes de carboidratos simples (como massas e doces) tiveram crises menos frequentes do problema

Notícia

Benefício é destinado aos consumidores que não atingirem um valor mínimo na conta mensal. Iniciativa visa oferecer um fôlego adicional aos clientes na gestão...

Notícia

Com 30 mil inscritos, iniciativa ensina sobre o mercado de crédito de carbono por meio de game

Publicidade

Publicidade