em

Porque saber o seu biotipo auxilia no treino físico?

Aliar o conhecimento dos biotipos com seu treino e sua dieta correspondentes pode aumentar muito seus ganhos

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Atividade física é fundamental para ter uma boa saúde tanto do corpo quanto da mente. Através dela, desenvolvemos resistência física, diminuímos os níveis de estresse e ansiedade, melhoramos os níveis de açúcar do sangue e pressão arterial, além de ganhar músculos e perder gordura. Além disso, faz bem também para a autoestima. Afinal, estar de bem com o próprio corpo é estar em paz consigo mesmo.

A fim de atingir o corpo desejado, é necessário que uma dieta adequada e exercícios específicos sejam incorporados à rotina. Porém há casos onde os resultados desejados não são alcançados. Isso pode acontecer quando não se leva em conta o biotipo específico de cada corpo. 

Cada corpo é único, mas algumas características em comum podem ser encontradas. Estas foram separadas em três grandes grupos de biotipos, criados em um estudo da década de 40, feito pelo psicólogo Willian Sheldon. Basicamente, são os biotipos que determinarão como o organismo irá responder aos treinos e à alimentação, pois cada um reúne características próprias de ossatura, musculatura, metabolismo e grau de gordura. 

Os três biotipos são o ectomorfo, o endomorfo e o mesomorfo. É possível que uma pessoa tenha um biotipo dominante, mas também que transite entre os três tipos. Para saber qual biotipo possui, é necessário que se passe por uma avaliação de um profissional de educação física, nutrólogo ou nutricionista.

O tipo ectomorfo é caracterizado pelo corpo mais longilíneo, com menor quantidade de gordura. Sua estrutura óssea apresenta membros mais compridos e quadris mais finos. Esse biotipo tem mais dificuldade de ganhar peso, o que não significa que possa se descuidar da dieta. Por outro lado, sofre mais para ganhar massa muscular. Por conta disso, deve incorporar mais proteínas e carboidratos na alimentação. Seu treino deve ser focado em força e menos em aeróbicos. 

A pessoa do tipo endomorfo possui corpo mais arredondado e de baixa estatura. Sua estrutura óssea apresenta maior protuberância. Em geral, acumulam mais gordura, principalmente nos quadris. Seu metabolismo trabalha mais devagar, e por isso, tende a ter mais dificuldade em perder peso. Porém tem facilidade em ganhar massa muscular. Um treino focado em pesos auxilia na aceleração do metabolismo, e os aeróbicos devem ser incluídos na rotina. A alimentação deve ser balanceada, de preferência com menos carboidratos.

Já o tipo mesomorfo apresenta o corpo mais musculoso quase que naturalmente. Sua estrutura óssea é bem distribuída e a musculatura é mais desenvolvida, mesmo que com pouco treino, e costuma ter pouca gordura corporal. De metabolismo rápido, pessoas desse tipo corporal têm facilidade tanto para ganhar músculos quanto para perder peso. Apesar disso, não devem descuidar do treino com pesos nem dos aeróbicos, intercalando entre eles para ter o melhor dos dois mundos.

Além do biotipo, muitos outros fatores devem ser levados em conta no que diz respeito ao tipo de treino e à dieta que devem ser praticados. Idade, herança genética, rotina de trabalho e descanso são algumas das variáveis que influenciam nos ganhos. Mas saber em qual biotipo você se enquadra, ou ao menos entender o que é mesomorfo ou endomorfo, é o tipo de conhecimento que só tem a acrescentar no seu treino e nos seus objetivos.

Laura Fassina

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

Padre Reginaldo em ação no dia de São Cristovão (Foto: Divulgação - Assessoria)

Orações, alimentação saudável e atividade física – a rotina de Padre Reginaldo Manzotti

(Foto: Wirestock/Freepik)

Custo de vida em Portugal para brasileiros 2022