em

Cursos mais fáceis de passar no vestibular da UFSC 2024

A divulgação da relação candidatos por vaga para o vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina, com ingresso previsto para 2023, revelou uma realidade intrigante. Um total de 36 dos 100 cursos de graduação distribuídos nos cinco campi da UFSC apresentaram mais vagas do que candidatos. Esse fenômeno, que perdura desde 2020, quando 23 cursos […]

(Imagem ilustrativa/Freepik)

A divulgação da relação candidatos por vaga para o vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina, com ingresso previsto para 2023, revelou uma realidade intrigante.

Um total de 36 dos 100 cursos de graduação distribuídos nos cinco campi da UFSC apresentaram mais vagas do que candidatos. Esse fenômeno, que perdura desde 2020, quando 23 cursos registraram uma relação candidato/vaga inferior a um, suscita reflexões sobre os fatores que podem influenciar essa dinâmica do UFSC Vestibular 2024.

Evolução histórica e tendências recentes

Ao analisar os dados dos últimos 10 anos, observa-se que, até 2020, poucos cursos despertavam menos interesse do que o número de vagas oferecidas. Notavelmente, a maioria deles estava no campus de Blumenau, criado apenas em 2014. Contudo, a partir do vestibular de 2020, essa condição tornou-se mais comum, como evidenciado no gráfico a seguir, onde a linha azul representa o aumento de cursos nessa situação, mesmo com o número total de cursos mantendo-se praticamente constante (linha vermelha).

Embora seja tentador associar esse fenômeno à pandemia, é crucial lembrar que o vestibular para ingresso em 2020 ocorreu em 2019, antes de qualquer previsão sobre os desafios que o ano seguinte apresentaria.

Em 2021, a UFSC optou por um processo seletivo alternativo, baseado nas notas do ENEM e vestibulares anteriores. Nesse ano, mais da metade dos cursos (59 de 94) não atraiu inscritos suficientes para o número de vagas disponíveis.

Além disso, o número de vagas ofertadas foi substancialmente menor do que nos anos anteriores, representando 15,8% das vagas do ano anterior. A diferença no número de inscritos foi ainda mais marcante, com apenas 4,9% dos inscritos em 2020 participando do vestibular de 2021.

Tendência de queda nas inscrições

Desde 2016, observa-se uma tendência de queda no número total de inscritos nos vestibulares da UFSC. O gráfico a seguir ilustra essa redução, destacando que, em 2014, as vagas já ultrapassavam 4200. Entretanto, ocorreram reduções para 2015 e 2016. Vale ressaltar que foram consideradas apenas as vagas disputadas por vestibular, excluindo aquelas pelo Sisu. Além disso, inscrições por experiência não foram incluídas na análise.

Cursos com menos inscritos que vagas

Diversos cursos, especialmente no campus de Florianópolis, apresentaram uma quantidade de inscritos inferior ao número de vagas disponíveis.

Entre eles, destacam-se Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Materiais, Física Licenciatura, Geografia (nos turnos matutino e noturno), Geologia, Letras Alemão, Letras Espanhol, Letras Francês, Letras Italiano, Letras Português Integral, Matemática (bacharelado e licenciatura), Meteorologia, Museologia, Química (Bacharelado e Licenciatura), Química Tecnológica, Secretariado Executivo e Zootecnia.

Nos demais campi, destacam-se cursos como Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Têxtil, Matemática (bacharelado e licenciatura) e Química (bacharelado e licenciatura) em Blumenau; Engenharia de Transportes e Logística e Engenharia Metroviária e Rodoviária em Joinville; Engenharia de Energia em Araranguá; e Agronomia e Engenharia Florestal em Curitibanos.

Para obter a relação completa de Candidatos por vaga em cada curso e provas de vestibular 2024, considere acessar o portal da UFSC.

Nax R.

Colaboradora do Folha Geral. O conteúdo é de inteira responsabilidade da autora e não expressa a opinião do Folha Geral

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Leilões online: o que levar em consideração nesse modo de adquirir produtos

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Como a psicologia do esporte pode auxiliar atletas e até outros profissionais atarefados no dia a dia