em

Como manter a originalidade na sua escrita em português?

Mesmo que você escreva algo completamente sozinho, há uma chance de que se pareça com algo escrito por outro autor ou fonte na Internet

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Manter a originalidade em sua escrita pode ser difícil e desafiador. Hoje em dia há tanto conteúdo e tanto material disponível na Internet, que não basta apenas fazer um esforço para não copiar algo. Você deve tomar medidas específicas ativamente para garantir que seu conteúdo seja escrito de forma exclusiva e finalizado da mesma maneira.

Mesmo que você escreva algo completamente sozinho, há uma chance de que se pareça com algo escrito por outro autor ou fonte na Internet.

Nesta postagem, vamos nos aprofundar em algumas etapas que você pode seguir para manter a originalidade em sua escrita.

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

1. Realize pesquisas completas

    Às vezes, a escrita pode tornar-se pouco original devido a pesquisas sem brilho. Quando a pesquisa não é feita adequadamente, pode levar à cópia ou duplicação inadvertida – o que levanta problemas de plágio.

    Considere o exemplo de alguém que faz pesquisas apenas a partir de uma ou duas fontes. Esse alguém seria influenciado pelo teor e pelas informações refletidas nessas fontes e poderia, eventualmente, copiar o mesmo teor/informações ao escrever as suas próprias. Isso faria com que sua escrita se tornasse pouco original.

    Por outro lado, se alguém fizer pesquisas a partir de uma grande variedade de fontes, não terá esse problema. Não haveria nenhuma fonte específica que corresse o risco de ser copiada ou imitada com muita precisão.

    Então, as principais conclusões?

    • Ao fazer sua pesquisa, use pelo menos cinco fontes diferentes
    • As fontes, além de serem numerosas, também devem ser credíveis para que a informação delas retirada seja igualmente credível
    • Durante a fase de pesquisa, seu foco deve estar em extrair informações e ideias das fontes em sua forma abstrata, ou seja, não nas mesmas palavras e frases em que já existem.

    2. Parafraseie o conteúdo que você precisa pegar emprestado

      Outra forma de manter a originalidade na sua escrita em português é utilizar a técnica de parafrasear onde for necessário.

      Parafrasear é uma técnica bastante antiga e comum na escrita que envolve alterar o texto, a estrutura e o fraseado de um trecho de texto de forma que seu significado central não seja perturbado.

      No campo da redação acadêmica, a parafraseando é a ferramenta que as pessoas usam quando precisam pegar emprestado algum texto de uma fonte existente sem ter problemas por cometerem plágio.

      Isso é algo que você também pode fazer para manter seu conteúdo original. Ao parafrasear um texto retirado de outra fonte, você dá a ele uma aparência e uma forma próprias. Assim, além da ideia e do conceito que contém inerentemente, não há semelhança entre o conteúdo parafraseado e o original.

      Quanto à forma como a paráfrase é feita, existem dois métodos principais:

      • Se você mesmo quiser parafrasear o texto, basta lê-lo primeiro para compreender seu significado. Em seguida, você pode alterar as palavras que ele contém com sinônimos, alterar a forma como os objetos/sujeitos/verbos são organizados nas frases e quebrar/mesclar as frases quando adequado.
      • Por outro lado, se quiser tornar as coisas mais fáceis e rápidas para você, você pode usar uma ferramenta de paráfrase online. As ferramentas de paráfrase fazem a mesma coisa que um ser humano faria – exceto que são capazes de fazer isso com muito mais rapidez, pois são automatizadas.

      3. Dê citações e referências em sua escrita

        Ao escrever conteúdo, pode haver momentos em que você queira pegar emprestadas algumas informações de uma fonte, mas a possibilidade de parafrasear pode não existir.

        Por exemplo, poderia haver uma estatística extensa que só faria sentido na sua forma original e inalterada. Não seria possível parafrasear tal trecho de texto.

        Em situações como essa, você pode simplesmente utilizar a informação específica e deixar uma citação/referência para a fonte. Dessa forma, você pode manter sua redação original, já que dá crédito onde deveria ser dado. Não há engano ou plágio envolvido.

        Pensamentos finais

        Existem outras coisas que você pode fazer para esse propósito. No post acima falamos sobre três dos principais passos que você pode seguir para manter a originalidade na sua escrita em português.

        Você deve ter cuidado ao fazer sua pesquisa. Dessa forma, sua escrita não refletirá o estilo e o tom de outra fonte, arruinando assim a originalidade.

        Você deve parafrasear o conteúdo quando necessário para que não haja problemas de plágio. E por último, mas não menos importante, sempre tenha o cuidado de fazer citações ao pegar algo emprestado de uma fonte, direta ou literalmente.

        Nax R.

        Colaboradora do Folha Geral. O conteúdo é de inteira responsabilidade da autora e não expressa a opinião do Folha Geral

        (Imagem ilustrativa/Freepik)

        Culinária caseira: segredos para uma lasanha perfeita

        (Imagem ilustrativa/Freepik)

        Cuidados com o uso de aparelhos eletrônicos por crianças