em

Culinária caseira: segredos para uma lasanha perfeita

Dicas essenciais para preparar uma lasanha irresistível e repleta de sabor

(Imagem ilustrativa/Freepik)

A lasanha é, sem dúvidas, um dos pratos mais conhecidos mundialmente. E é bastante comum ver pessoas dizendo que é a lasanha o prato favorito delas – afinal, aquela massa bem macia, o tradicional molho de tomate e o recheio fazem com que a experiência de comer seja extremamente saborosa e prazerosa.

No Brasil, a lasanha é famosa nos almoços com a família e os amigos no domingo, principalmente as lasanhas caseiras preparadas para serem compartilhadas. Mas, afinal, como preparar a lasanha perfeita? Confira as dicas a seguir!

Usar ingredientes de qualidade

Na hora de cozinhar, os ingredientes de qualidade fazem toda a diferença para que o seu prato fique perfeito. Produtos ultraprocessados, de fontes não confiáveis ou que não sejam frescos podem modificar o aspecto e o sabor da lasanha de uma forma ruim.

Em busca da massa perfeita

Você pode procurar por massas pré-cozidas para que o preparo seja mais rápido. Existem, hoje, diversos tipos de massa disponíveis no mercado, e vale a pena procurar as que sejam de grano duro, ou massa com ovos. Isso vai dar mais sabor e fará com que a massa absorva melhor o molho.

Sem economias para o molho

O molho é o ingrediente mais importante da lasanha. Afinal, é ele que vai cozinhá-la no forno e torná-la suculenta, além de também ser o grande responsável pelo tempero da massa e, também, do toque especial que torna a lasanha tão gostosa.

Aliás, o amor pela lasanha tem tudo a ver com o molho do preparo – lá no Império Romano, as folhas de massa recheada cobertas com bastante molho eram preparadas na panela chamada de “lagnum”, de forma que o molho cozinhar a massa – com a massa absorvendo o molho, ela se torna mais suculenta e saborosa.

Por isso, na hora de montar a lasanha, não economize no molho!

Lembre-se de untar a forma antes de montar a lasanha

Uma dica de ouro na hora de montar a sua lasanha em uma travessa ou forma é untar com azeite ou manteiga e só depois adicionar o molho para começar a montagem. Essa dica é “receita de vó”, pois poucas pessoas arriscam a untagem da forma, visto que o molho é o primeiro ingrediente a ser colocado nela.

Porém, quando você unta a forma, dá um sabor a mais para a lasanha.

Luis W.

Especialista em publicações diversas. Sempre pronto para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Novo medicamento para diabetes tipo 2 apresenta resultados superiores ao Ozempic em testes

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Como manter a originalidade na sua escrita em português?