em

45 dias até o Enem! Confira as dicas para se preparar e mandar bem na prova

Psicólogo explica que é preciso organização, estratégia e equilíbrio para garantir o bem-estar e a concentração nesse período de estudos

(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Faltando apenas 45 dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes já aceleram os passos rumo ao ensino superior e colocam em prática os métodos de aprendizagem adquiridos ao longo dos últimos anos.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 3,9 milhões de estudantes se inscreveram para a prova que acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro deste ano. O número representa um aumento de quase meio milhão de participantes em relação aos inscritos no ano passado.

O fato é que, o desejo de conquistar uma excelente pontuação e a ansiedade, deixam a reta final dos estudos mais intensas e muitos candidatos tendem a passar noites acordadas ou, ainda, deixam a vida social de lado, com o intuito de se dedicar melhor à jornada. No entanto, a preparação para a prova vai além de uma rotina maçante de imersão aos conteúdos que possivelmente serão abordados na avaliação.

Ezevaldo Aquino, psicólogo e coordenador do curso de Psicologia da Unime, explica que é preciso organização, estratégias e equilíbrio para garantir o bem-estar e a concentração nesse período. “Para não cair na armadilha do desgaste com metas irreais, é importante traçar um cronograma de estudos, sem deixar de lado o equilíbrio e a saúde mental. Acreditar que perder noites de sono com o intuito de absorver ao máximo os conteúdos que possivelmente cairão na prova, é o primeiro dentre muito erros cometidos pelos estudantes. É um período decisivo, mas a dedicação deve acontecer ao longo de todo o ano, e não concentrada nos meses finais, pois esta prática errônea tende a causar exaustão e muitas vezes, gerar a sensação de fracasso”, alerta Ezevaldo.

A seguir, o especialista elenca dicas para ajudar os candidatos na preparação para os estudos e para o dia da prova.

Crie um cronograma de estudos: Planeje sua rotina com antecedência, reservando tempo para analisar todos os materiais. O Enem abrange uma variedade de áreas, então é importante distribuir seu ritmo de maneira equilibrada.

Esteja por dentro do formato da prova: Familiarize-se com o formato do exame, incluindo o número de questões, tempo disponível para cada seção e os tipos de perguntas. Isso o ajudará a se sentir mais confiante e seguro no dia da avaliação.

Faça simulados: Pratique com simulados do Enem. Isso o ajudará a conhecer o estilo das perguntas e a gerenciar o tempo de respostas. Resolver questões de anos anteriores facilitará a compreensão das questões. Utilize livros didáticos, apostilas, sites educacionais, videoaulas e aplicativos que oferecem conteúdos confiáveis.

Aperfeiçoe suas técnicas de redação: Dedique tempo para melhorar suas habilidades de escrita e interpretação. Leia sobre temas atuais e aplique a escrita por meio de textos dissertativos-argumentativos. Contar com a revisão de alguém que tenha domínio na área é um diferencial.

Mantenha uma rotina saudável: Tenha equilíbrio para cuidar da saúde física e mental. Alimentação adequada e leve, atividade física e noites de sono tranquilas com horas regulares ajudarão a manter o cérebro ativo e em bom funcionamento, além de minimizarem sintomas de ansiedade, medo e estresse.

Por fim, o especialista lembra que a preparação para o Enem é uma jornada. A motivação, o foco e o equilíbrio, são fundamentais para obter o sucesso que deseja.

Aurora

Especialista em publicações diversas. Sempre pronta para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

(Foto: Rawpixel.com/Feepik)

Estratégias que funcionam: Impulsionando seu crescimento

(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)

Baianos são os que mais procuram crédito para reforma de imóvel, mostra levantamento da Serasa