em

Confira as matérias mais cobradas no Enem e saiba o que estudar para a prova

De geometria a geografia agrária, veja quais são os 5 temas mais cobrados de cada matéria no Enem dos últimos 14 anos, segundo levantamento do SAS Plataforma de Educação

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), principal porta de entrada para universidades públicas brasileiras, recebeu cerca de 4,6 milhões de inscrições nos últimos dias, e estudantes de todo o país já se preparam para realizar a prova, que ocorre nos dias 5 e 12 de novembro deste ano. Porém, em meio a tantos conteúdos e tamanha importância do exame, pode haver dúvidas sobre o que estudar para conquistar uma boa pontuação e, consequentemente, a aprovação na universidade dos sonhos.

Por esta razão, o Raio-X do Enem – estudo realizado pelo SAS Plataforma de Educação sobre os assuntos mais cobradas no exame dos últimos 14 anos – traz quais os temas maior recorrência, o que pode servir como um guia para os vestibulandos que ainda possuem dúvidas quanto a preparação para a prova. Confira abaixo os 5 temas mais cobrados de cada matéria:

Matemática e suas Tecnologias:

Geometria é, sem dúvidas, o tema mais cobrado no Enem em matemática. Em segundo lugar, Escala, Razão e Proporção são temas reincidentes, seguido por Média Aritmética, Análise de Gráficos e Tabelas e Funções.

Ciências Humanas e suas Tecnologias:

Em história, as cinco principais matérias cobradas são: Idade Contemporânea, Brasil Colônia, Brasil Império, História Política e Patrimônio histórico-cultural e memória.  Já em geografia, os assuntos de Geografia Agrária Meio Ambiente lideram o ranking, seguidos por questões Econômicas e de Globalização, Geografia Física e Urbana. Em filosofia, há uma mescla dos conteúdos, mas Ética e Justiça são os mais cobrados, seguidos por Filosofia Antiga, Contemporânea, questões de Natureza do Conhecimento e Filosofia Moderna.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias:

Em física, as principais matérias são: Mecânica, Eletricidade e Energia, Ondulatória, Termologia e Óptica. Em química, as questões de Físico-Química lideram o ranking, mas outras como Química Geral, Orgânica, Meio Ambiente Energia estão entre as mais recorrentes. Por fim, biologia é um dos temas que mais possui diversidade de assuntos cobrados, mas pode-se destacar: Humanidade e Ambiente, Histologia e Fisiologia, Citologia, Ecologia e Biotecnologia.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias:

As perguntas de linguagens, que representam metade da prova do primeiro dia, também são de extrema importância para garantir uma boa pontuação. Em português, as questões de Leitura e Interpretação de Texto são as mais cobradas, seguidas de Estrutura Textual e Análise de Discurso, Leitura e Arte, Gênero Textual e Literatura. Já em língua estrangeira (inglês e espanhol), Leitura e Interpretação de Texto é fundamental em todas as questões, além de possuir o Domínio Lexical e saber analisar e interpretar poemas, canções, cartuns, tirinhas e charges.

Por fim, Idelfranio Moreira, Gerente de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Plataforma de Educação, traz três dicas para estudantes que irão realizar o Enem e outros vestibulares este ano: “Para todos os alunos que estão se preparando para o Enem, recomendo que trabalhem em torno da autogestão, autorregulação e o autocuidado. Autogestão, para que organizem, de acordo com o tempo disponível, quais são os conteúdos prioritários a serem estudados; autorregulação para saber lidar com a ansiedade e lidar mais efetivamente com o cansaço das provas; e autocuidado para que não se esqueçam de cuidar, sempre, do corpo e da mente. Dessa forma, poderão se preparar de maneira mais assertiva para conquistar a vaga na universidade”,  .

Aurora

Especialista em publicações diversas. Sempre pronta para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Suplementação de testosterona pode colocar saúde cardiovascular de homens em risco

5ª edição do Acampamento Terra Livre Bahia (Foto: Fernando Vivas/GOVBA)

Bahia tem a segunda maior população indígena do país