em

Por que a Gestão de Pessoas é cada vez mais importante?

Neste artigo iremos abordar esse impacto na sociedade de modo geral

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Assim como diversos setores, a pandemia gerou uma transformação digital que impactou a gestão de pessoas também. Novos olhares, novas tendências, novas formas de se comunicar, trabalhar, tudo isso vem mudando nas pessoas.

Com essa revolução, vários processos foram importantes para a digitalização da empresa. Inclusive, como a IoT (internet das coisas) contribui os negócios.

Mas a pandemia impactou diretamente no íntimo de cada funcionário, que inclusive passou a ter um reequilíbrio na relação trabalho-vida.

Dessa forma, as empresas precisam enxergar um novo caminho para seus colaboradores. E a transformação auxilia nessa nova gestão de pessoas. Neste artigo iremos abordar esse impacto na sociedade de modo geral.

O que é gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é um conjunto de técnicas utilizadas por pessoas do setor de Recursos Humanos, para garantir um sistema organizacional eficiente para que os objetivos empresariais sejam alcançados por todos do ambiente profissional.

Fazer com que esse setor trabalhe em conjunto com as estratégias de negócios é primordial para que tudo caminhe corretamente.

É função da gestão de pessoas fazer com que os funcionários do local estejam sempre empenhados, garantindo a evolução deles.

Além de promover uma relação positiva entre todos, estão entre as atribuições desses profissionais.

Impacto da gestão de pessoas na transformação digital

A transformação digital passa também pela gestão de pessoas.

Só é possível que exista um trabalho remoto graças às equipes que se dedicaram a fazer a gestão de ferramentas, otimização de processos e a integração dos novos modelos de trabalho.

Aliado a esse benefício, os funcionários podem utilizar os nootrópicos. Assim, mantém seu foco e engajamento em tarefas mais estratégicas. 

A evolução da tecnologia impactou em diversos pontos desse setor. As ferramentas modernas auxiliam na eficiência de processos, como seleção de talentos, por exemplo.

O setor de gestão de pessoas faz hoje uso de dados para otimizar informações para a tomada de decisões, garante mais rapidez em atividades cotidianas por meio de softwares específicos e integração com o real e digital.

Essa era de inovação permeia as ações das empresas.

5 Pilares da Gestão de Pessoas

Se você adotar a gestão estratégica de pessoas em sua empresa para alcançar melhores resultados, é importante se atentar aos cinco pilares da área:

1° Pilar – Motivação

A motivação incentiva os profissionais a se superarem e alcançarem os melhores resultados. Por isso, esse é um dos pilares mais importantes da gestão de pessoas.

Há várias maneiras de engajar a equipe. 

Por meio de feedback de reconhecimento, seleção de funcionário do mês, pagamento de bônus em dinheiro por metas batidas, envio de brindes promocionais em datas comemorativas, como uma caneta personalizada, etc.

2° Pilar – Processo de Comunicação

A comunicação é uma parte essencial de uma gestão eficiente. 

Ela deve ser clara e bilateral para permitir que todos membros da equipe trabalhem juntos em prol de um objetivo comum. 

Ou seja, tanto líderes quanto os funcionários devem estar abertos a ouvir.

Veja também: Empresas apostam em podcasts para se comunicar com funcionários e clientes.

3° Pilar – Trabalho em Equipe

Uma empresa é composta por diferentes áreas e pessoas que dependem uma das outras durante a execução das atividades. 

Por meio de um ambiente que incentiva a colaboração e que utiliza ferramentas para que diferentes colaboradores atinjam juntos as metas da empresa é possível conquistar resultados melhores. 

Vale ainda incentivar momentos de interação fora da empresa, como festas corporativas e confraternizações.

4° Pilar – Liderança

O líder é a peça-chave para a gestão estratégica de pessoas, pois é o responsável por inspirar e gerar motivação nos colaboradores.

Por essa razão, a empresa deve trabalhar para desenvolver as lideranças atuais, como também as futuras, para exercerem seu papel com eficiência.

5° Pilar – Treinamento e Desenvolvimento

Capacitar os colaboradores favorece o desenvolvimento de novas habilidades e gera maior produtividade.

Para que essa tarefa seja bem sucedida, você pode oferecer feedbacks construtivos, incentivar o desenvolvimento de habilidades, estar disponível para treinamentos e dúvidas.

Além de apoiar em atividades desafiadoras e incentivar as oportunidades de aprendizagem.

Conclusão

A transformação digital impactou o RH de forma totalmente direta e de forma positiva.

Rapidez, integração e inovação estão presentes no dia a dia desses profissionais de suma importância em qualquer empresa.

Com funcionários engajados e aprendendo constantemente com novas tecnologias, os objetivos macros da empresa conseguem ser atingidos.

Ainda mais em períodos de retomada econômica, é fundamental que os funcionários estejam preparados para o crescimento da empresa. 

Bem como, a empresa deve fornecer os melhores recursos para que seus funcionários dinamizem suas atividades. 

(Foto: Divulgação)

Bahia atinge 19.995 casos ativos de Covid-19; 18 óbitos são registrados

(Foto: Sesab)

Bahia atinge 21.635 casos ativos de Covid-19; 28 óbitos são registrados