em

Governo da Bahia anuncia retorno das aulas na rede estadual de ensino

O governador Rui Costa (PT) confirmou o retorno das aulas de forma semipresencial e destacou que serão adotadas medidas de segurança

Ilustração. Foto: Divulgação

O retorno das aulas na rede estadual de ensino, de forma semipresencial, foi confirmado pelo governador Rui Costa (PT), na noite desta terça-feira (13), durante o Papo Correria. No dia 26 de julho, as escolas da rede estadual irão iniciar a segunda fase do planejamento do ano letivo 2020/21, passando do ensino 100% remoto, que começou em 15 de março, para o ensino híbrido.

O governador destacou que serão adotadas medidas de segurança no retorno das aulas. As salas serão ocupadas com metade da capacidade, e a semana letiva passará a ter seis dias, dividida em dois grupos de estudantes. Um grupo terá aula nas segundas, quartas e sextas, enquanto o outro terá nas terças, quintas e sábados. “A ideia é dividir a turma por ordem alfabética, mas vamos dar liberdade para que cada escola possa fazer esse ajuste quantidade de alunos em sala”, afirmou.

Ilustração. Foto: Divulgação
Ilustração. Foto: Divulgação

Ainda sobre as mudanças na educação, Rui disse que autorizou a ampliação da carga horária de professores de 20 horas para 40 horas semanais. “Vamos também zerar o chamamento do concurso de 2019 e vamos declarar o concurso encerrado. Ainda convocaremos professores no regime REDA para suprir as vagas existentes nas escolas”.

Durante o programa, ele também garantiu a oferta de transporte, alimentação escolar reforçada, internet com wi-fi de qualidade e auxílio presença aos alunos da rede estadual de ensino.

Sputnik V

Outro assunto destacado no programa foi a chegada de 300 mil doses da vacina russa Sputnik V. A aquisição faz parte de um acordo feito entre representantes do Fundo Soberano Russo e governadores do Nordeste.

“Devem chegar em 15 dias as primeiras 300 mil doses que compramos. Os 28 obstáculos que a Anvisa colocou foram vencidos e nós, com as 10 milhões de doses, imunizamos 5 milhões de pessoas. Se até aqui já vacinamos 5 milhões, teríamos 10 milhões de baianos vacinados. Como temos 15 milhões de habitantes e uma parte é menor de 12 anos, nós ficaríamos próximo de toda a população vacinada”, explicou.

O consórcio de governadores do Nordeste formalizou, no mês de março, a aquisição de 37 milhões de doses da Sputnik V. A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) acatou, com restrições, a importação da vacina. Inicialmente, os imunizantes estarão disponíveis para somente 1% da população dos estados do Nordeste que solicitaram a vacina à Anvisa: Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí.

Concurso da Polícia Civil

Ainda em julho, o governador vai assinar o contrato para a realização da licitação do sistema de vídeo-monitoramento da polícia baiana. “Inicialmente, nós vamos implantar esse sistema em quase 80 cidades da Bahia”.

Rui também revelou que autorizou a convocação do contingente residual de aprovados no último concurso da Polícia Civil e que outro concurso terá os preparativos iniciados. As secretarias da Administração (Saeb) e da Segurança Pública (SSP) vão organizar o certame para que 1 mil vagas sejam oferecidas. “Serão 100 vagas para delegados, 100 vagas para escrivães e 800 vagas para agentes da Polícia Civil”, finalizou.

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Conheça as maneiras mais seguras de armazenar seus arquivos pessoais

(Foto: Sesab)

Bahia registra 2.230 novos casos de Covid-19 e mais 64 óbitos pela doença