em

Bahia tem saldo de 9.428 empregos com carteira assinada em maio, melhor do Nordeste

Estado acumula um total de 1,9 milhão de pessoas com emprego formal, e um saldo positivo de 42,6 mil empregos nos cinco primeiros meses do ano

A Bahia foi o estado que mais gerou empregos formais na Região Nordeste em maio de 2023, de acordo com os dados divulgados nesta quinta, 29/6, pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

O saldo do mês no estado é de 9.428 empregos com carteira assinada, resultado de 76,1 mil admissões e 66,7 mil desligamentos. Levando em conta os cinco primeiros meses do ano, o saldo positivo é de 42,6 mil postos de trabalho formais na Bahia. Os três municípios com maior saldo de vagas no mês são Lauro de Freitas (2.278), Salvador (716) e Vitória da Conquista (552).

Clique e confira o Painel de Informações do Novo Caged

Em quatro dos cinco setores avaliados a Bahia teve desempenho positivo em maio. O saldo foi de 5.973 vagas no setor de serviços, 1.948 na agropecuária, 1.217 no comércio e 1.001 na indústria. O único setor com saldo negativo foi o de construção: -710 vagas. Com esse resultado, o estoque de pessoas com carteira assinada no estado é de 1,94 milhão. 

NACIONAL — No mês de maio, o Brasil registrou um saldo de 155,2 mil empregos formais, resultado positivo encontrado nos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas. O setor de Serviços se manteve como destaque, repetindo o desempenho de abril, mas com crescimento de 54% no mês. 

O saldo positivo foi registrado em 23 estados. No acumulado do ano, os seguidos resultados positivos em 24 das 27 unidades da Federação possibilitaram a geração total de 865,3 mil postos de trabalho com carteira assinada desde janeiro. Com isso, o país chegou ao estoque de empregos formais de 43,3 milhões, um recorde na série histórica do Caged. 

“Considerando a evolução positiva nos números do emprego formal, arrisco que chegaremos a mais de 2 milhões de empregos até o fim do ano”, avaliou o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. Especificamente no mês de maio, o saldo de postos de trabalho resultou de 2.000.202 admissões e 1.844.932 desligamentos. 

O maior saldo em maio ocorreu no setor de Serviços (83.915 postos formais), com destaques para as áreas da “Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas” (+37.731) e da “administração pública, defesa e seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais” (+26.116). 

Saldo de Empregos no Brasil

Distribuição de empregos formais por região (Fonte: Novo Caged (MTE))
Distribuição de empregos formais por região (Fonte: Novo Caged (MTE))

REGIÕES E ESTADOS — O resultado foi positivo nas cinco regiões do país e em 23 unidades federativas. O maior saldo ocorreu em São Paulo: +50.112 postos (+0,4%). Minas Gerais, com +26.626 postos (+0,6%) e Espírito Santo: +13.593 postos (+1,6%) seguem a lista dos estados com maior geração no mês. No Sudeste, o saldo registrado foi de 102,7 mil novas vagas formais. 

A Região Nordeste teve saldo positivo de 14,6 mil vagas com carteira assinada, com destaque para a Bahia (9,4 mil). O Centro-Oeste fechou o mês com 14,4 mil postos formais registrados, impulsionado pelo saldo de 6,2 mil contratações em Goiás. Na sequência aparece a região Norte, com saldo de 12,6 mil vagas. O Pará puxou para cima os números, com 7,2 mil vagas no período. No Sul, o saldo foi de 8,8 mil vagas, com destaque para o Paraná (7,7 mil).

GOV.BR

Conteúdo exclusivo da Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal do Brasil.
*O conteúdo é colaborativo e gratuito distribuído através de release e não representa a posição ou opinião do Folha Geral.

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Entenda como funciona o título de capitalização oferecido pelos bancos

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Estratégias de marketing de conteúdo para impulsionar o tráfego do seu site