em

4 tendências para a logística em 2023

O futuro logístico será pavimentado pela inovação e pela tecnologia de formas diferentes

As tendências para a logística de 2023 está focado principalmente na implantação de novas tecnologias vem modernizando os negócios. Garantindo as maiores vantagens competitivas, tornando eficiente e produtiva as tarefas que antes eram vistas como complexas.

Contudo, ainda é difícil afirmar de forma certa quais as tendências que irão marcar o próximo ano, destacando principalmente o setor logístico. Veja ao longo desse conteúdo algumas dessas tendências para a logística de 2023. 

Boa leitura!

Projeções e tendências para a logística em 2023

O futuro logístico será pavimentado pela inovação e pela tecnologia de formas diferentes. O tamanho da indústria logística mundial, significa que as empresas estão sempre em busca de técnicas inovadoras. A expectativa foi de que o volume de encomendas chegasse a 6,5 bilhões de pacotes somente em 2022. 

Enquanto isso, para 2023 o mercado espera um aumento de R$15,5 trilhões. A implementação dos veículos autônomos deve se fortalecer nos próximos anos, mesmo que com desafios, as vantagens incluem redução de custos e entregas mais ágeis.

Inovação e tendências para a logística 

A logística é uma das principais forças do mundo, ou seja, facilita o comércio e a interação entre as pessoas. Empresas logísticas são as responsáveis por criar estruturas que permitam uma chegada dos produtos ao cliente o mais rápido e econômico possível.

Falando em tendências, deve-se ser observado em 2023:

  • logística como pivô;
  • rastreamento e monitoramento em tempo real;
  • gestão de risco e compliance na frente dos produtos e serviços.

Além disso, uma inovação que promete são as startups e logitech, ambas visam revolucionar a maneira com que ocorrem as operações logísticas das empresas. São ambientes tecnológicos em busca de soluções com base na logística 4.0.

4 tendências para a logística em 2023

2022 para a logística foi um ano de recuperação pós pandemia de covid-19. E com isso, é preciso continuar se destacando e acompanhando as principais tendências do setor logístico. Confira 4 delas que te esperam em 2023:

#1 Eficiência na última milha

Para auxiliar nessa eficiência, recursos como um sistema de roteirização e planejador de rotas pode participar da  otimização e automatização da logística. Tudo isso por conta da busca por melhorias e eficiência nas entregas, com menos custo e mais agilidade, sem agredir a qualidade da entrega.

Soluções com drone, veículos autônomos, bicicletas e demais modalidades sustentáveis devem continuar em teste para melhorar ainda mais essa eficiência na última milha.

#2 Segurança cibernética

Com o expoente crescimento das compras online, o número de golpistas também aumenta. Só em 2021 ataques a softwares da cadeia de suprimentos teve um aumento de 300%, é o que diz o estudo da Argon Security.

Isso quer dizer que, aquele que ainda não tenha proteção contra crimes cibernéticos, deve se preparar e consequentemente evitar esse risco.

#3 Sustentabilidade no transporte

A sustentabilidade vem influenciado as inovações dos transportes e muitas vezes modificando a maneira com que se criam novas ferramentas e soluções. Ao longo dos anos, esse já vem sendo o lembra de inúmeras empresas, se tornando fundamental, principalmente para o setor logístico.

Não se trata de uma tendência apenas para o próximo ano, a sustentabilidade no transporte é extremamente necessária, envolvendo comprometimento e investimento nas operações de entregas inteligentes.

#4 Use de sensores nos itens

O uso de sensores nos rastreamentos de rotas e produtos é uma forma bem simples de fazer o uso da internet das coisas dentro da logística. Além claro, de contar com um maior tempo de vida, os dispositivos conseguem transmitir informações através de máquinas destinadas a ligar redes entre outras coisas.

Essa tecnologia pode levar ainda um tempo para ser implementada em larga escala, sendo destinada às cargas mais valiosas em uma primeira etapa. O futuro logístico é promissor, mas para isso, as empresas devem encontrar uma maneira para se adaptarem às novas tendências de 2023.

Lembre-se da enorme quantidade de recursos disponíveis para que tudo se mantenha dentro das atualizações. 

Como resultado, espera-se clientes mais informados sobre os produtos e serviços da sua empresa.

Paula Moraes

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Pensamentos e atitudes para ser um empreendedor de sucesso em 2023

(Imagem ilustrativa/Freepik)

6 formas de engajar e motivar os colaboradores