4 tendências para a logística em 2023
Siga nossas redes

Busque no site

Publicidade

Economia

4 tendências para a logística em 2023

O futuro logístico será pavimentado pela inovação e pela tecnologia de formas diferentes

Leitura: 4 minutos

As tendências para a logística de 2023 está focado principalmente na implantação de novas tecnologias vem modernizando os negócios. Garantindo as maiores vantagens competitivas, tornando eficiente e produtiva as tarefas que antes eram vistas como complexas.

Contudo, ainda é difícil afirmar de forma certa quais as tendências que irão marcar o próximo ano, destacando principalmente o setor logístico. Veja ao longo desse conteúdo algumas dessas tendências para a logística de 2023. 

Boa leitura!

Projeções e tendências para a logística em 2023

O futuro logístico será pavimentado pela inovação e pela tecnologia de formas diferentes. O tamanho da indústria logística mundial, significa que as empresas estão sempre em busca de técnicas inovadoras. A expectativa foi de que o volume de encomendas chegasse a 6,5 bilhões de pacotes somente em 2022. 

Enquanto isso, para 2023 o mercado espera um aumento de R$15,5 trilhões. A implementação dos veículos autônomos deve se fortalecer nos próximos anos, mesmo que com desafios, as vantagens incluem redução de custos e entregas mais ágeis.

Inovação e tendências para a logística 

A logística é uma das principais forças do mundo, ou seja, facilita o comércio e a interação entre as pessoas. Empresas logísticas são as responsáveis por criar estruturas que permitam uma chegada dos produtos ao cliente o mais rápido e econômico possível.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quer anunciar? Clique aqui

Falando em tendências, deve-se ser observado em 2023:

  • logística como pivô;
  • rastreamento e monitoramento em tempo real;
  • gestão de risco e compliance na frente dos produtos e serviços.

Além disso, uma inovação que promete são as startups e logitech, ambas visam revolucionar a maneira com que ocorrem as operações logísticas das empresas. São ambientes tecnológicos em busca de soluções com base na logística 4.0.

4 tendências para a logística em 2023

2022 para a logística foi um ano de recuperação pós pandemia de covid-19. E com isso, é preciso continuar se destacando e acompanhando as principais tendências do setor logístico. Confira 4 delas que te esperam em 2023:

#1 Eficiência na última milha

Para auxiliar nessa eficiência, recursos como um sistema de roteirização e planejador de rotas pode participar da  otimização e automatização da logística. Tudo isso por conta da busca por melhorias e eficiência nas entregas, com menos custo e mais agilidade, sem agredir a qualidade da entrega.

Soluções com drone, veículos autônomos, bicicletas e demais modalidades sustentáveis devem continuar em teste para melhorar ainda mais essa eficiência na última milha.

#2 Segurança cibernética

Com o expoente crescimento das compras online, o número de golpistas também aumenta. Só em 2021 ataques a softwares da cadeia de suprimentos teve um aumento de 300%, é o que diz o estudo da Argon Security.

Isso quer dizer que, aquele que ainda não tenha proteção contra crimes cibernéticos, deve se preparar e consequentemente evitar esse risco.

#3 Sustentabilidade no transporte

A sustentabilidade vem influenciado as inovações dos transportes e muitas vezes modificando a maneira com que se criam novas ferramentas e soluções. Ao longo dos anos, esse já vem sendo o lembra de inúmeras empresas, se tornando fundamental, principalmente para o setor logístico.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quer anunciar? Clique aqui

Não se trata de uma tendência apenas para o próximo ano, a sustentabilidade no transporte é extremamente necessária, envolvendo comprometimento e investimento nas operações de entregas inteligentes.

#4 Use de sensores nos itens

O uso de sensores nos rastreamentos de rotas e produtos é uma forma bem simples de fazer o uso da internet das coisas dentro da logística. Além claro, de contar com um maior tempo de vida, os dispositivos conseguem transmitir informações através de máquinas destinadas a ligar redes entre outras coisas.

Essa tecnologia pode levar ainda um tempo para ser implementada em larga escala, sendo destinada às cargas mais valiosas em uma primeira etapa. O futuro logístico é promissor, mas para isso, as empresas devem encontrar uma maneira para se adaptarem às novas tendências de 2023.

Lembre-se da enorme quantidade de recursos disponíveis para que tudo se mantenha dentro das atualizações. 

Como resultado, espera-se clientes mais informados sobre os produtos e serviços da sua empresa.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quer anunciar? Clique aqui

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

Veja também

Artigos

É essencial ter uma abordagem muito organizada e consciente em relação ao gerenciamento do seu tempo.

Economia

Mega Moda, localizado na região da 44, destaca aumento no número de caravanas de compras. Novo Mundo.com aponta crescimento na procura de liquidificadores, ventiladores,...

Artigos

É essencial que os líderes estejam dispostos a ouvir atentamente e valorizar as contribuições de suas equipes

Notícia

O evento contou com a exposição de mais de mil marcas de 434 empresas distribuídas em uma área total de 246 mil metros quadrados

Publicidade

Publicidade