em

Mercado de trabalho: dicas de como melhorar o currículo

Veja quais as principais seções a serem destacadas no curriculum vitae para conquistar as melhores oportunidades

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Leitura: 3 minutos

Para garantir a vaga dos sonhos, nada mais importante do que investir no currículo ideal. A primeira impressão que o recrutador terá do candidato será seu curriculum vitae. Por isso, é necessário estar a par de como passar a melhor das impressões a partir desse documento. 

O currículo nada mais é do que um documento essencial para se inscrever em uma vaga de emprego. Sendo assim, é importante adaptá-lo à vaga escolhida, valorizar os pontos fortes do candidato e formatar corretamente para não haver erros. 

Ele é, portanto, um resumo da vida profissional do candidato. Sendo assim, é de suma importância que haja nele informações precisas e objetivas para impressionar, atribuindo valor às experiências profissionais e formações acadêmicas.

Como montar um currículo?

As informações mais importantes em um currículo são as básicas. Isso significa que é preciso que no documento conste dados como informações pessoais, formação acadêmica, experiências profissionais, habilidades e competências do candidato. 

Entretanto, antes de colocar essas informações, é importante analisar a vaga ou a área para qual o candidato irá aplicar. Isso porque muitas vezes, determinada habilidade ou formação livre, por exemplo, não será relevante para um cargo específico. 

Outro ponto importante é que todos esses dados básicos sejam descritos de forma objetiva e clara. É preciso descrever quais as funções desempenhadas nas experiências profissionais anteriores, de modo a deixar claro para o recrutador quais habilidades e competências foram desenvolvidas e executadas no cargo. 

Além disso, ao montar o currículo, é importante estar atento à gramática, à formatação e também à cronologia dos eventos colocados. No caso, é importante que essas informações estejam dispostas da mais atual para a mais antiga, destacando a ordem dos acontecimentos acadêmicos e profissionais.  

Ademais, é importante dividir o documento em seções e subseções para facilitar a leitura. Isso também ajuda a manter uma imagem de organização para o recrutador. Nesse caso, é possível dividir o currículo em dados pessoais, formações, experiências, qualidades e outros. 

Como Incrementar o currículo?

Para obter maior sucesso profissional e se destacar no mercado de trabalho, é importante rechear o currículo com todas as informações que atribuem valor ao candidato. Sendo assim, investir em cursos livres, projetos acadêmicos e outras atividades que possam engrandecer a gama de conhecimentos e habilidades é uma boa opção. 

Uma boa dica para incrementar o currículo é informar outros idiomas dominantes, certificados de cursos ou participações em workshops relevantes para a vaga ou a área profissional. Para quem possui uma segunda graduação, mestrado ou cursos de especialização, também é importante colocar no currículo, visto que traz uma boa perspectiva acadêmica. 

Participar de eventos da área também é uma boa opção para quem deseja atribuir valor ao currículo e chamar a atenção do recrutador. Além disso, é possível atribuir uma linguagem no currículo mais voltada para a área da vaga, utilizando palavras-chave que demonstram conhecimento e vivência do setor. Dessa forma, é fácil construir um perfil profissional adequado para as melhores vagas de emprego para uma trajetória de sucesso. 

Luis W.

Especialista em publicações diversas. Sempre pronto para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

(Foto: Divulgação)

É preciso lavar as embalagens antes do descarte?

(Imagem ilustrativa/Freepik)

5 benefícios de ter uma impressora 3D profissional no seu escritório