em

Tomando a decisão correta: fatores a considerar no momento de adquirir um ar-condicionado

No momento de escolher qual ar-condicionado instalar em casa, é fundamental considerar alguns aspectos

Com o inverno perto de acabar e considerando a possível chegada de um verão mais quente, a busca por alívio em momentos de calor leva muitas pessoas a considerar instalar um ar-condicionado em suas casas.

Porém, é importante compreender que essa decisão precisa ser tomada com cuidado. Isso porque é preciso avaliar os diversos aspectos existentes que irão garantir a escolha adequada, que efetivamente atenderá às necessidades dos sujeitos em longo e curto prazo, e que também seja um produto econômico. 

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Como escolher o tipo certo de ar-condicionado? 

Inicialmente, é importante destacar que o primeiro passo no momento de escolher um ar-condicionado é avaliar o mercado e os preços nas diferentes lojas. De fato, existem diversos modelos disponíveis no mercado, como os modelos split, de janela e portátil. 

Cada uma dessas opções possui suas vantagens e desvantagens. Por isso, é fundamental considerar no momento de escolher fatores como o espaço disponível, o orçamento para tal e a eficiência energética. 

Por exemplo, os modelos split são fortemente conhecidos pela capacidade de climatizar as grandes áreas, visto que são compostos por duas unidades, uma externa e outra interna. Isso possibilita o controle preciso da temperatura, proporcionando, também, menos consumo de energia. Todavia, é importante deixar claro que a instalação pode ser mais complexa que os demais, exigindo, portanto, um investimento inicial muito maior. 

A eficiência energética deve ser considerada 

De fato, quando se trata de escolher um ar-condicionado, a eficiência energética é um dos aspectos mais importantes. Em vista disso, é essencial verificar a classificação energética do modelo, geralmente indicada por uma etiqueta com as letras A e E, sendo que A é muito mais eficiente. 

Os modelos mais eficientes tendem a ser um pouco mais caros, no entanto, a longo prazo, representam economia significativa de consumo energético. Por conseguinte, considerar a capacidade de refrigeração do ar-condicionado em relação ao espaço no qual será instalado é importantíssimo. Por exemplo, optar por um modelo potente destinado a um espaço pequeno representa desperdício de energia. 

É preciso considerar a manutenção e a limpeza 

Outro ponto que deve ser destacado é que a manutenção regular do ar-condicionado é elementar para garantir o seu pleno funcionamento, prolongado, por consequência, a sua vida útil. 

Adquirir um ar-condicionado significa investir também na limpeza dos filtros e na manutenção recomendada pelo fabricante. Essa movimentação não somente ajuda a economizar a energia, como também assegura a qualidade do ar no funcionamento do aparelho. 

Energia solar pode ser uma alternativa inteligente 

No processo de escolha do ar-condicionado ideal, pensar em formas de tornar o sistema de refrigeração mais eficiente e econômico é um processo que deve ser considerado. Em suma, a instalação de um sistema fotovoltaico que opere conectado a rede elétrica da residência viabiliza o consumo de energia solar para alimentar todo o circuito elétrico da casa, incluindo o ar-condicionado. 

Essa movimentação significa que, durante os dias ensolarados, o consumo de energia elétrica reduzirá significativamente, gerando uma conta de luz no final do mês muito mais barata. Além disso, existem, também, concessionárias de energia que oferecem pacotes de compensação de energia, diminuindo ainda mais os custos.

Essa compensação faz com que todo o excedente produzido pelo painel solar seja enviado para a empresa, gerando créditos na conta de energia. No final das contas, a energia solar residencial vale a pena não somente em termos ambientais e ecológicos, mas também auxilia na economia de energia, considerando os aparelhos que consomem altas cargas.

Nesse sentido, ao considerar comprar um ar-condicionado para residência, é fundamental pensar cuidadosamente sobre as necessidades que precisa suprir, a eficiência energética do modelo e o fator economia. Em alguns casos, pensar em um sistema de energia solar residencial pode ser uma excelente opção para reduzir os custos a longo prazo.

Aurora

Especialista em publicações diversas. Sempre pronta para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Entenda sobre a Síndrome de Down

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Produção de algodão da Bahia deve superar em 15% a safra anterior