em

5 grandes tendências em marketing de conteúdo

O universo digital não para de evoluir e, com ele, as estratégias de marketing se adaptam para captar a atenção do público cada vez mais exigente e conectado

Já estamos no meio de 2023 e, sem sombra de dúvida, o marketing de conteúdo continua sendo uma peça fundamental na estratégia de qualquer empresa, principalmente as que desejam se destacar no mercado atual. O universo digital não para de evoluir e, com ele, as estratégias de marketing se adaptam para captar a atenção do público cada vez mais exigente e conectado.

Sendo assim, gostaria de convidá-lo a mergulhar conosco nessas tendências e descobrir como elas podem transformar a maneira como você faz negócios. Pronto para essa jornada?

Importância do Marketing de Conteúdo para as Empresas

No cenário empresarial atual, o marketing de conteúdo tornou-se indispensável. Mais do que simplesmente vender produtos ou serviços, essa estratégia é uma ferramenta poderosa para estabelecer um relacionamento sólido e de confiança com o seu público-alvo. Cada conteúdo criado e compartilhado é uma oportunidade de engajar, educar e, em última instância, converter seus leitores em clientes. 

Por exemplo, empresas como a Nike, não vendem apenas tênis. Elas vendem sonhos, inspiração e um estilo de vida. Essa conexão emocional com o consumidor só é possível através do marketing de conteúdo. Então quer dizer que só as gigantes podem atingir grandes resultados com o marketing de conteúdo? A resposta é simples: com certeza não!

Independente do tamanho ou setor de sua empresa, o marketing de conteúdo é uma estratégia que você não pode ignorar daqui em diante.

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

5 Grandes Tendências em Marketing de Conteúdo

As tendências do marketing de conteúdo vêm e vão, mas o mais importante é entender quais delas têm o potencial de se alinhar à sua marca e agregar valor à sua estratégia. Sendo assim, vamos explorar as cinco tendências que estão fazendo a diferença em 2023.

#1 Conteúdo em Vídeo

O vídeo é, sem dúvida, o formato de conteúdo do momento. A ascensão de plataformas como TikTok e YouTube nos mostrou que os vídeos têm um grande poder de retenção e engajamento. São dinâmicos, versáteis e têm a capacidade de transmitir informações de forma rápida e clara. Além disso, o conteúdo em vídeo é capaz de criar uma experiência mais completa para o usuário, combinando imagens, sons, texto e movimento.

Seja através de vlogs, tutoriais, webinars, depoimentos de clientes ou transmissões ao vivo, o vídeo permite que as marcas se comuniquem com seu público de maneira mais próxima e interativa. As agências de SEO recomendam sempre incluir vídeos nos conteúdos para melhorar o posicionamento do seu site nos motores de busca bem como os seus resultados.

#2 Estratégias de Podcast

Os podcasts vieram para ficar. Este formato de conteúdo tem ganhado cada vez mais espaço, principalmente pelo fato de permitir ao usuário consumir informações enquanto realiza outras tarefas. Seja dirigindo, malhando ou mesmo trabalhando. Imagine que você é um consultor financeiro. 

Através de um podcast, você pode compartilhar dicas e conselhos sobre economia pessoal, investimentos e planejamento financeiro. Você pode até convidar outros especialistas para enriquecer ainda mais suas discussões. Ao fazer isso, você não só oferece um conteúdo relevante e útil para o seu público, mas também se posiciona como uma autoridade no assunto.

#3 Conteúdo Gerado pelo Usuário

O conteúdo gerado pelo usuário, também conhecido como UGC (User Generated Content), se tornou uma estratégia de marketing de conteúdo muito poderosa. Ele é baseado na ideia de que os consumidores confiam mais em outros consumidores do que em marcas ou anúncios. Neste sentido, o UGC pode incluir avaliações de produtos, depoimentos, fotos de clientes usando um produto, histórias de sucesso, entre outros.

Além de aumentar a confiança e a credibilidade da marca, o UGC também pode melhorar o engajamento e o alcance de suas campanhas de marketing. Por exemplo, um concurso de fotos no Instagram, no qual os clientes são convidados a compartilhar suas próprias imagens usando um produto, pode gerar uma grande quantidade de UGC, além de aumentar a visibilidade da marca.

#4 Marketing Cada Vez Mais Personalizado

A personalização tem sido uma tendência constante no marketing nos últimos anos, e em 2023 não é diferente. Hoje, os consumidores esperam experiências personalizadas que correspondam às suas necessidades e preferências individuais. Desta forma, a personalização vai muito além de simplesmente usar o nome do cliente em um e-mail.

Trata-se de usar os dados que você tem sobre os seus clientes para fornecer um conteúdo que seja relevante e interessante para eles. Isso pode ser feito via recomendações personalizadas, conteúdo adaptado ao comportamento do usuário, e-mails segmentados, entre outras estratégias. Ferramentas como o Ubersuggest auxiliam as empresas a descobrir quais são os assuntos mais relevantes para seu público-alvo.

Desta forma, é possível criar conteúdos muito personalizados que tenham alta probabilidade de engajamento.

#5 Publicidade Gamificada

A gamificação tem sido uma tendência emergente no marketing digital. Consiste em aplicar elementos e técnicas de jogos em contextos não-jogáveis, como, por exemplo, campanhas de marketing. Este conceito tem mostrado um enorme potencial não apenas para aumentar o engajamento do usuário, mas também para revolucionar os sistemas tradicionais de vendas.

Imagine que você tem uma loja online. Ao introduzir elementos gamificados, como um sistema de pontos e recompensas, você não apenas melhora a experiência de compra do usuário, como também pode incentivar comportamentos específicos. Por exemplo, dar pontos extras por compartilhar produtos nas redes sociais, escrever avaliações de produtos ou fazer compras regulares.

Isso pode ser tão simples quanto adicionar um quiz interativo em seu site, ou tão complexo quanto criar um jogo de realidade aumentada para promover um novo produto. O objetivo final é, sem dúvida, aumentar a interação do usuário com a marca e, consequentemente, otimizar o sistema para vendas existente. 

Independentemente de como você escolhe aplicar a gamificação, o resultado é uma experiência de compra mais atraente e memorável para o cliente.

Conclusão

Em suma, o mundo do marketing de conteúdo está sempre evoluindo, e as empresas que desejam se destacar devem estar dispostas a se adaptar e experimentar novas estratégias. As cinco tendências apresentadas neste artigo oferecem oportunidades valiosas para que as marcas se conectem com seus clientes de uma maneira mais eficaz e inovadora.

Lembre-se, o sucesso não vem da noite para o dia. É preciso tempo, esforço e consistência para criar um conteúdo que realmente ressoe com o seu público. Mas com comprometimento e uma estratégia de marketing de conteúdo bem planejada, o céu é o limite. Então, mãos à obra e bom trabalho!

Paula Moraes

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

Sair da versão mobile