Da teoria à ação: gestão de projetos em foco; 5 dicas de como fazê-la com eficiência
Siga nossas redes

Busque no site

Publicidade

Dica

Da teoria à ação: gestão de projetos em foco; 5 dicas de como fazê-la com eficiência

A gestão de projetos eficiente é algo elementar para o sucesso de um negócio

Leitura: 4 minutos

No mundo contemporâneo, pode-se dizer que, devido à dinâmica atual da tecnologia atrelada aos negócios, a gestão de projetos passou a ser uma prática fundamental no que se refere ao alcance de metas e objetivos pautados na eficiência. De fato, seja no desenvolvimento de produtos e realização de eventos, ou na implementação de novas iniciativas, a gestão de projetos mostra-se essencial. 

Em suma, trata-se de uma estrutura que viabiliza o sucesso da execução efetiva de determinadas tarefas complexas. Nessa perspectiva, se você quiser saber mais sobre a importância da gestão de projetos, confira qual sua importância para alcançar um gerenciamento eficaz e com capacidade de alavancar os seus negócios. 

Qual é a importância da gestão de projetos? 

Em síntese, a gestão de projetos pode ser comparada a uma bússola. Tal como uma bússola orienta indivíduos perdidos para o norte, ou seja, a um ponto fixo, a gestão de projetos é responsável por orientar equipes por meio de desafios, incertezas e mudanças inerentes ao próprio projeto, em direção a uma meta.

Nesse sentido, uma das vantagens é a clareza, uma vez que auxilia diretamente na definição de objetivos de um determinado projeto, estabelecendo prazos, designando responsabilidades e funções, facilitando o gerenciamento dos recursos. A partir de uma visão organizada e bem fundamentada, entende-se que o progresso ocorre de forma fluida, reduzindo significativamente possíveis erros e imprecisões. 

Por conseguinte, a gestão de projetos também possui a capacidade de promover uma comunicação extremamente eficaz. Estabelece, portanto, canais de comunicação abertos entre equipes e partes interessadas no processo, de modo que garanta tais alinhamentos. Por meio dessas técnicas, é possível reduzir mal-entendidos e uma movimentação em tempo hábil. Confira, a seguir, algumas dicas de como fazer uma gestão de projetos realmente efetiva.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quer anunciar? Clique aqui

É preciso definir objetivos claros 

Para poder fazer uma gestão de projetos eficiente, é necessário, antes de tudo, começar pelo básico. Isso quer dizer que é preciso estabelecer objetivos tangíveis e claros. É por meio de metas específicas que se torna possível manter as equipes operando com foco e determinação, além de possuir suma importância no que se refere a avaliação do progresso da gestão em questão. 

Invista em estratégia de comunicação aberta 

Em uma empresa, a comunicação pode ser entendida, em uma breve analogia, como a espinha dorsal dos projetos, ou seja, é importantíssima. Por essa razão, estabelecer um fluxo linear e constante de informação entre os membros da equipe e as partes interessadas fará com que a gestão de projetos seja eficiente. 

A comunicação aberta viabiliza que todos os envolvidos no processo estejam cientes dos progressos, dos possíveis problemas, bem como dos próximos passos que precisam ser dados. 

Faça um planejamento repleto de detalhes 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quer anunciar? Clique aqui

Elaborar um projeto muito bem detalhado, descrevendo as suas etapas, as responsabilidades individuais, os prazos e os recursos necessários, tornará a gestão eficiente. Quando um projeto possui uma estrutura sólida, as chances de ocorrer imprevistos reduzem drasticamente. 

Faça avaliações e ajustes quando necessário 

De fato, fazer avaliações regulares acerca do progresso do projeto em relação ao que foi planejado é elementar. Pode ocorrer, em algum momento, o surgimento de desafios, e, nesses instantes, estar disposto a fazer reajustes e reavaliar os planos é essencial. A flexibilidade possibilita lidar com as mudanças inevitáveis, realocando recursos e metas quando necessário. 

Possua em sua equipe profissionais qualificados para as tarefas 

Por fim, quando o assunto trata-se da gestão de projetos, existem profissionais que desempenham papel crucial. Por exemplo, o analista administrativo é uma das profissões que tem como responsabilidade e experiência o gerenciamento de projetos. 

Além desse profissional, um engenheiro de produção, profissionais da tecnologia da informação com ênfase em gerenciamento de projetos, comunicadores, analistas de dados, especialistas em riscos, especialistas em recursos humanos, entre outros, também desempenham funções importantíssimas. No final das contas, contratar profissionais qualificados faz parte do sucesso da gestão eficiente de projetos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quer anunciar? Clique aqui

Especialista em publicações diversas. Sempre pronto para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

Veja também

Artigos

É essencial ter uma abordagem muito organizada e consciente em relação ao gerenciamento do seu tempo.

Tecnologia

Abaixo, apresento algumas dicas para prolongar a vida útil da bateria do seu celular

Dica

Muitos acidentes domésticos envolvendo energia poderiam ser evitados com medidas simples de prevenção

Artigos

É essencial que os líderes estejam dispostos a ouvir atentamente e valorizar as contribuições de suas equipes

Publicidade

Publicidade