em

Você sabe por que o carro por assinatura continua crescendo no Brasil?

Modalidade tem benefícios que acompanham mudanças de consumo da sociedade

Cada vez mais vemos como as gerações vão moldando o modo de consumir produtos e serviços na sociedade. E principalmente no Brasil. Há algumas décadas, o objetivo da maioria dos jovens era “conquistar a casa própria” ou ter o “primeiro carro”. Mas as transformações afetaram diretamente essa relação.

O que se vê nos últimos anos envolve a locação de imóveis. Jovens que se mudam com frequência, mas que também buscam facilidade e praticidade. Imóveis mobiliados, em algumas vezes menores e com tudo incluso. Essa modalidade se expande e chega até os veículos, transformando a assinatura na sensação do momento.

Para se ter uma ideia, entre 2020 e 2022, os carros por assinatura aumentaram 37,5%. É o que apontam os dados divulgados pela Associação Brasileira de Locadora de Automóveis (ABLA). Isso só quantifica essa potência que tem sido criada e utilizada tanto por pessoas físicas quanto por pequenas e médias empresas.

Mas é possível entender quais são os motivos que fizeram esse mercado crescer tanto? Sim. Existem dois principais fatores que norteiam esse formato. Basicamente, os dois pontos são fundamentais e chegam a se completar.

O primeiro envolve a mesma questão citada um pouco acima, quando as pessoas buscam por imóveis alugados: a praticidade. Existe uma transformação que gera uma necessidade nos mais jovens de conseguirem absorver várias situações do mundo de maneira rápida e intensa. E isso só é possível quando alguns processos são otimizados.

No caso, para a assinatura de carros, o motorista não precisa fazer burocracias para sair com um automóvel 0 km. Não precisa emplacar, fazer revisão, pagar impostos, manter uma boa manutenção e fazer diversas cotações de seguros. Basta fazer um único contrato em que tudo isso vai estar incluído no período em que você quiser.

O segundo fator determinante não poderia deixar de ser os custos. Um levantamento realizado pela consultoria Jato apontou que o preço do carro novo no Brasil aumentou 85% nos últimos 5 anos. Isso, aliado à alta dos serviços, como seguro e combustível, acaba se tornando um grande peso para o bolso do consumidor.

Já o modelo que está em ascensão pode chegar a ser 40% mais barato do que comprar um veículo por financiamento e 20% a menos quando se paga à vista. Logo, pode-se entender o porquê dessa mudança de hábito dos brasileiros, entendendo que a assinatura de carros anual vale a pena.

Laura Fassina

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Mercado de trabalho na Bahia tem tendência recente de recuperação após pandemia

(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)

Entenda o sucesso dos 10 maiores e-commerces do mundo