Como se preparar para um desastre natural
Siga nossas redes

Busque no site

Publicidade

Dica

Como se preparar para um desastre natural

Diante da possível ocorrência de um desses eventos, é fundamental saber como devemos reagir para prevenir e reduzir possíveis danos

Leitura: 4 minutos

Lá fora, é comum sabermos de terremotos no México, Colômbia, Venezuela e Chile que alarmaram toda a região. Aqui dentro, no Brasil, temos muitas cidades serranas e milhares de famílias vivendo em encostas sem nenhum preparo estrutural e que podem vir a desabar a qualquer momento. Diante da possível ocorrência de um desses eventos, é fundamental saber como devemos reagir para prevenir e reduzir possíveis danos.

Para agir com eficiência quando ocorrem desastres naturais, é necessário estar preparado. Em particular, terremotos e tempestades podem ser incrivelmente destrutivos, causando interrupções de energia de semanas, inundações devastadoras, interrupções de serviços públicos e muito mais. Se você não estiver preparado, eles podem causar muitos danos em pouco tempo.

EcoFlow, unicórnio líder em sustentabilidade com grande presença na América Latina, apresenta alguns pontos que podem ser aprendidos e seguidos para que você não se sinta vulnerável e despreparado quando ocorrer um desastre.

Faça um plano

Antes que um terremoto ou furacão atinja a sua cidade, deve-se criar um plano junto com a sua família para saber o que vamos fazer nesse caso, isso implica determinar para onde vai. Isso é útil para ter um ponto de encontro acordado e saber com antecedência como se chega lá.

Inclua no seu plano uma cópia de todos os documentos da família, incluindo os do seu animal de estimação, números de emergência, abrigos próximos e o caminho para chegar lá. 

Prepare um kit de emergência

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quer anunciar? Clique aqui

Seu kit de emergência deve incluir tudo o que você precisa para sobreviver por pelo menos três dias. Deve ser fácil de pegar e mover se você precisar evacuar rapidamente.

Comece com o básico, como comida, água e suprimentos de primeiros socorros. Em seguida, adicione outros itens, como roupas, lanternas, baterias e um rádio.

Se você tiver requisitos especiais, como medicamentos prescritos, certifique-se de incluir quantidades suficientes desses itens em seu armário de remédios.

Os itens indispensáveis do seu kit:

  • Alimentos não perecíveis que não precisam ser refrigerados, nutritivos e com baixo teor de sódio (evita a necessidade de água)
  • Purificador de água
  • Medicamentos gerais
  • Passaportes ou documentos e prescrições médicas
  • Extintor de incêndio
  • Baterias que permitem recarregar elementos básicos como telefones, equipamentos médicos, etc.
(Foto: EcoFlow)
(Foto: EcoFlow)

Encontre opções de suporte energético

A falta de energia é uma das consequências dos desastres naturais, principalmente quando se trata de grandes magnitudes. É importante manter sua família segura com energia que manterá seus eletrônicos essenciais, mesmo quando a rede estiver desligada.

Uma solução a ser empregada quando a rede elétrica está inoperante é usar uma estação de energia solar portátil, que pode ser conectada a painéis solares. Esses dispositivos permitem conectar aparelhos elétricos como rádios, geladeiras e telefones, elementos essenciais em um evento dessa magnitude.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quer anunciar? Clique aqui

Baterias como as produzidas pela EcoFlow, permitem recarregar entre 1 a 2 horas através de ligação à parede. Isso significa que, em caso de falha de energia, a bateria pode ser recarregada antecipadamente e usada quando necessário. Em casos extremos, a recarga por painéis solares é entre 3,5 a 8 horas, mas pode ser usada durante a recarga.

Uma estação de energia solar portátil como a Delta Max tem 2016Wh de capacidade, equivalente a alimentar um refrigerador de 120W por 14 horas ou uma TV de 110W por 15 horas.

A central solar portátil como a Delta Pro tem capacidade de 3600 Wh, o que permite recarregar o celular em torno de 300 vezes, uma mini geladeira por 57 horas e permite expansão até 25kwh, podendo abastecer várias famílias.

A preparação precoce é essencial porque todos nós procuramos nos proteger pouco antes de um evento como esse chegar. Lembre-se de ficar calmo, informado e, o mais importante, seguro. E por último, não se esqueça de ajudar seus vizinhos e amigos, principalmente os idosos ou portadores de necessidades especiais. Certifique-se de que eles tenham um plano e estejam prontos para evacuar.

*Colaboração de Sherlock Comms

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quer anunciar? Clique aqui

Especialista em publicações diversas. Sempre pronta para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

Veja também

Tecnologia

Abaixo, apresento algumas dicas para prolongar a vida útil da bateria do seu celular

Dica

Muitos acidentes domésticos envolvendo energia poderiam ser evitados com medidas simples de prevenção

Dica

Antes de aderir a um plano de previdência privada, é essencial considerar aspectos como tipo de plano, rentabilidade e taxas cobradas

Dica

Neste artigo, vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre o extrato FGTS, desde o que ele é até como consultar e tirá-lo

Publicidade

Publicidade