em

Como escolher os melhores exercícios para fazer em casa

Confira algumas dicas

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Uma pesquisa feita pela Fiocruz, em parceria com a UFMG e com a Unicamp, intitulada “Projeto ConVid – Pesquisa de Comportamento”, mostrou que 62% dos brasileiros estão sedentários durante a pandemia da covid-19, pois deixaram de fazer qualquer tipo de exercício no período.

Sabendo que isso pode acarretar outros problemas de saúde, é fundamental começar a praticar atividades físicas em casa. O ideal é contar com ajuda profissional, mas nem todos têm condições de arcar com um personal trainer no momento. Então, como escolher os exercícios ideais? Veja algumas dicas:

Analise o seu nível de experiência

Se você nunca praticou exercícios na vida, nada adiantará pegar as listas de atividades prontas que encontramos na internet, pois é comum que elas exijam alguma experiência com os treinos físicos. Assim, é provável que você não consiga fazer algum dos exercícios e se desaponte, desistindo das atividades. Então, você deve, antes de tudo, considerar a sua experiência com a prática e escolher os exercícios de acordo com as suas capacidades físicas e motoras.

Considere a sua rotina

Antes de planejar e escolher seus exercícios, você deve levar em conta a sua rotina diária. É necessário saber quanto tempo você terá para as atividades de modo que sempre tenha disposição para a prática física. Então, veja em quais horários você poderá se exercitar e encaixe a quantidade de exercícios de acordo com o tempo.

Se escolher algum equipamento, leve em conta o seu corpo

No impulso para começar a fazer exercícios em casa, muitos brasileiros acabam gastando dinheiro com um equipamento de academia. Mas, não é qualquer equipamento que serve para qualquer corpo. Por exemplo: para atividades aeróbicas, o item mais comum é a esteira, que é comumente visto como universal e adequado para todas as pessoas. No entanto, se você tem algum problema nos joelhos, a bicicleta ergométrica pode ser mais indicada.

Nessa hora, o seu nível de experiência também conta muito. Se você já tem um histórico na academia e está familiarizado com os exercícios, os equipamentos mais comuns podem não sanar suas necessidades. Dessa forma, você precisaria apostar em itens como a bicicleta spinning, que foi feita para treinos mais pesados.

Defina seu foco

Existem os exercícios genéricos que são indicados para qualquer necessidade. Mas, para que você fique mais motivado e consiga estabelecer e bater metas com as atividades, o ideal é definir um foco e escolher os exercícios de acordo com essa escolha. Você deseja emagrecer, fortalecer os músculos, ganhar resistência ou apenas combater o sedentarismo? Para cada uma dessas necessidades, existem diferentes tipos de exercícios que são mais ou menos indicados.

Nax R.

Colaboradora do Folha Geral. O conteúdo é de inteira responsabilidade da autora e não expressa a opinião do Folha Geral

(Imagem: Josenildo Almeida)

Nova parcela do vale-alimentação estudantil será paga nesta sexta (14)

(Foto: Divulgação/Sesab)

Bahia recebe nova remessa de vacinas contra Covid-19