em

Como fazer Pix em contas digitais?

Apenas no primeiro mês de operação, o Pix movimentou mais de R$83 bilhões; mas nem todos os brasileiros sabem usar

(Imagem ilustrativa/Divulgação)

Lançado no mês de novembro (2020), o Pix é a nova modalidade de pagamento do Banco Central (BC) que tem conquistado cada vez mais adeptos em todo o país. Em apenas um mês de operação, o Pix movimentou mais de R$83 bilhões.

Instantâneo, gratuito e ativo 24 horas por dia/sete dias por semana, o Pix permite que transações entre bancos diferentes caiam em até 10 segundos, e ajudam a economizar taxas de TED e DOC, cobrados por muitos bancos. Mas, apesar do sucesso do novo método de pagamento, muitas pessoas ainda não sabem como aproveitar as facilidades que o Pix oferece. Veja o passo a passo de como fazer Pix em contas digitais:

1. Abra o app do seu banco

Todos os bancos e fintechs precisaram se adaptar à novidade do BC. Portanto, ao entrar no app do seu banco haverá um ícone do Pix logo na primeira tela. Ao clicar neste ícone será possível realizar transações via Pix.

2. Cadastre sua chave Pix

Antes de começar, no entanto, é preciso cadastrar uma chave Pix. Essa chave poderá ser seu CPF, número de telefone, e-mail ou uma chave aleatória. Com apenas essa informação você poderá receber transferências, sem a necessidade de informar banco, conta, dígito e outros dados.

3. Transferindo com o Pix

Para transferir com o Pix, basta ter em mãos a chave Pix da pessoa ou empresa que irá receber o dinheiro. Ao abrir o app, vá no ícone Pix e escolha a opção Transferir. Adicione o valor, a chave Pix do recebedor, confirme as informações e a operação.

4. Pagando com o Pix

O Pix também possibilita a geração de QR Code para facilitar o processo de pagamento. Para pagar com Pix usando um QR Code, basta abrir a câmera do seu celular conectado à internet e fazer a leitura do código. O app do seu banco será aberto, bastando seguir com a operação: adicione ou confirme o valor, confirme as informações e a transação.

5. Recendo com o Pix

Se você prestou um serviço ou vendeu algo, também pode receber com Pix. Nesse caso, você pode enviar sua chave Pix ou gerar um QR Code para que a pessoa ou empresa pague. Acesse o app do seu banco, vá no ícone Pix e escolha a opção Receber/Cobrar. É possível especificar um valor ou não e, em seguida, criar o QR Code e compartilhar por Whatsapp, e-mail ou imprimir.

(Imagem ilustrativa/Divulgação)
(Imagem ilustrativa/Divulgação)
(Foto: Ascom/ CMB)

Sessão Solene marca reabertura oficial dos trabalhos do Legislativo Municipal de Barreiras

(Foto: Fernando Vivas/GOVBA)

Bahia vacina mais de 231 mil baianos contra Covid-19