em

5 dicas para lidar com estresse e ansiedade no retorno ao escritório

Especialista em RH lista maneiras para dar conta das demandas de forma equilibrada

Ilustração. Foto: Arquivo Folha Geral/Freepik

Segundo estudo da UFRJ, realizado no segundo semestre de 2020, os casos de depressão aumentaram 90% e a quantidade de pessoas que relatam sintomas como crise de ansiedade e estresse dobrou entre os meses de março e abril deste ano em razão da pandemia.

Com a reabertura gradual dos postos de trabalho e a retomada das atividades em diversos setores, alguns profissionais podem apresentar ansiedade, tanto pela volta ao convívio social quanto pela normalização das demandas e, em alguns casos, ao aumento delas.

Para manter as emoções equilibradas no trabalho, algo que tem sido um desafio no ambiente corporativo e que se intensifica em um cenário de pandemia, Renata Motone, consultora da Luandre, lista cinco dicas que podem ajudar a controlar o estresse neste momento.

Ilustração. Foto: Arquivo Folha Geral/Freepik
(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)

Identifique a causa

Frente à ansiedade, podemos apresentar respostas involuntárias ou automáticas. Ter pensamentos negativos repetidamente pode atrapalhar as atividades no trabalho, por isso o ideal é identificar o pensamento e encontrar soluções plausíveis para ele. Quando solucionamos racionalmente as questões que parecem maiores do que são realmente, elas se tornam uma preocupação a menos e a rotina de trabalho flui melhor.

Tempo para respirar e relaxar

A dica da especialista para lidar com essas demandas é criar momentos de descompressão. É importante parar pelo menos a cada 30 minutos ou 1 hora de trabalho, fazer um alongamento, tomar uma água. É importante recarregar as energias e não deixar a necessidade da entrega travar pensamentos e movimentos.

Planeje o dia

Pode parecer simples, mas planejar o seu dia em uma lista no estilo “check-list” é uma das dicas mais valiosas. Organizar tarefas por ordem de prioridade e as resolver uma a uma, dará uma sensação de alívio que evita o sentimento de culpa.

Inclua hábitos saudáveis na rotina

Se não tem o hábito de praticar exercícios físicos, essa pode ser a hora! Prefira exercícios de baixa intensidade e alongamentos para começar. Essa prática pode trazer uma sensação de bem-estar, que aliada a uma boa alimentação, o consumo regular de água e um tempo de sono de qualidade, ajudam a evitar a fadiga e tornam o dia mais produtivo, deixando mente e corpo equilibrados.

Converse com os gestores

Seja por medo da exposição ao vírus ou por excesso de demandas, uma das principais formas de resolver questões na empresa é compartilhar os receios e angústias pertinentes ao ambiente de trabalho. Dessa forma, o gestor irá lhe ajudar a solucionar a questão e deixar o ambiente mais fluido. Transformar o ambiente corporativo em um ambiente colaborativo deixa a rotina menos estressante.

Sobre a Luandre

A Luandre Soluções em Recursos Humanos tem 50 anos de atuação e oferece soluções técnicas e inovadoras na área de RH. Trabalha com a excelência nos serviços prestados e investimento em soluções criativas, construindo o elo entre a organização e colaborador, em todas as etapas de desenvolvimento dos Recursos Humanos.

Em 2019, a empresa chegou à marca de 4 mil clientes atendidos, 60 mil profissionais administrados ao longo do ano e banco com mais de 2 milhões de CV cadastrados. Há 18 anos consecutivos, concorre ao prêmio Top Of Mind RH, o qual já venceu em oito edições, na categoria “Temporários e Efetivos”, sendo ª atual vencedora. O CEO, Fernando Medina também foi vencedor na categoria “Empresário de Destaque – Fornecedores de RH”, em 2017. Além disso, foi reconhecida como uma das 150 Melhores Empresas para Trabalhar, certificação concedida pela Revista Você S/A. A Luandre atende 200 das 500 melhores empresas do Brasil com todo seu know-how em Recrutamento e Seleção, Administração de Pessoal (Temporários e CLT), Avaliação Profissional, Outsourcing e Programas Especiais (Saúde, Varejo e Logística).

Atualmente, possui 11 unidades em quatro estados: São Paulo (São Paulo, Santo André, Guarulhos, Campinas e Jundiaí), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Paraná (Curitiba) e Pernambuco (Recife). Realiza também atendimento à distância em todo o país.

*Conteúdo colaborativo para o Folha Geral

Da Redação, com agência*

*Com Agência de Notícias
Envie seu conteúdo para análise editorial: redacao@folhageral.com.br
Conheça as condições em https://www1.folhageral.com/termos-e-condicoes

(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)

53% dos alunos de licenciaturas do país estão em cursos à distância

(Foto: Mateus Pereira e Carol Garcia/ GOVBA)

Construção da Ponte Salvador-Itaparica deve começar em um ano, gerando oito mil novos empregos