em

5 animes para conhecer a cultura otaku

Popular não apenas no Japão como também em diversos países do Ocidente, os animes chamam a atenção de jovens adultos com produções incríveis; conheça algumas

Com a popularização e o maior investimento dos streamings, uma cultura que foi muito acolhida no Brasil por volta dos anos 90 está voltando com força: os animes. Apesar de a época dos Cavaleiros do Zodíaco ter ficado para trás, a categoria está evoluindo as produções e conquistando, cada vez mais, milhares de fãs por todo o Ocidente. 

Se você faz parte do grupo que está procurando sugestões de gêneros e títulos mainstream para assistir e se tornar um verdadeiro otaku, está no lugar certo. Afinal, existem produções para todos os gostos, e acertar de primeira qual será o estilo ideal para você pode ser uma tarefa difícil, mas não impossível, basta conhecer algumas possibilidades.

Se tem alguma coisa que pode te ajudar nessa jornada é conhecer melhor os gêneros de anime, pois eles determinam estilo e público da produção. Enquanto o tipo shounen é voltado para meninos entre 12 e 19 anos, o shoujo é dedicado às meninas que fazem parte da mesma faixa etária. A semelhança se repete na categoria dos adultos entre 20 e 50 anos, com seinen para homens e josei para as mulheres.

Entre os mais populares, estão também o isekai, que agrada jovens e adultos com histórias de fantasia, ficção e portais entre mundos e universos. Há também os denominados Yuri e Yaoi para romances homoafetivos, além do tipo ecchi, que possui teor sexual, sem cenas explícitas, produzido para o público adulto.

Agora que você já entende mais sobre o universo das animações japonesas, confira a seguir 5  ótimas opções de títulos para novos espectadores ou para quem tem interesse em imergir nessa rica cultura, fazendo aulas de japonês com professor particular:

  1. Ataque dos Titãs

Também conhecido como Shingeki no Kyojin, conta a história da trajetória de Eren Jaeger após ver sua cidade, que era protegida por grandes muros, ser destruída por titãs devoradores.

  1. One Punch Man

Como seria sua vida se você fosse um super-herói que pudesse matar qualquer um com apenas um soco? Essa é a história de Saitama e de sua busca por novos desafios.

  1. Death Note

Consolidado como um dos mais tradicionais animes, a trama apresenta a jornada de um estudante do ensino médio que descobre os poderes escondidos no que pode ser chamado de caderno da morte. 

  1. Fullmetal Alchemist: Brotherhood 

Ocupando a primeira posição no ranking dos melhores animes avaliados pelo público no My Anime List estão os irmãos Edward e Alphonse Elric, que usam a alquimia para reviver a mãe e pagam o preço por isso. 

  1. Kaguya-sama: Love is War 

Quem curte uma boa comédia romântica, com certeza, irá gostar da história de dois geniosos membros do conselho estudantil da Academia Shuchiin que se apaixonam, mas não deixam o orgulho de lado para viver esse amor.

Laura Fassina

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

Humberto Gessinger (Foto: Divulgação)

Humberto Gessinger toca clássicos do Engenheiros do Havaii neste domingo em Salvador

(Foto: Shilton Araújo)

Mais da metade dos brasileiros querem desenvolvimento verde para o país, aponta pesquisa Ipec