em

NIC.br lança guia que detalha cuidados necessários para uso do comércio eletrônico

Pesquisa sobre reputação das lojas on-line e leitura dos termos de uso e políticas de privacidade são algumas orientações no Guia #Internet com Responsa Vai às Compras

comércio eletrônico, ecommerce-2301933_1280
Ilustração. Foto: Pixabay

Com o comércio eletrônico em alta a partir das ofertas da Black Friday e compras de final de ano, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) lança nesta sexta-feira (23) o Guia #Internet com Responsa Vai às Compras. Disponível gratuitamente para download, a publicação detalha os cuidados necessários para realizar compras na Internet de forma responsável – entre eles, checar os dados e reputação das lojas on-line antes de realizar as compras e ler cuidadosamente os termos de uso e políticas de privacidade–, além de enfatizar a importância de exercer direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor (o Direito ao Arrependimento é um deles) e, em casos de problemas, acionar órgãos de defesa do consumidor, a exemplo da Fundação Procon.

No Brasil 35% dos usuários de Internet compraram produtos e serviços on-line, o que representa 42,7 milhões de pessoas, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2017 do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), NIC.br. “O Guia ‘#Internet com Responsa Vai às Compras’, no intuito de evitar que usuários sejam vítimas de golpes ou fraudes, busca alertar tanto aqueles que já realizam compras on-line, como também instruir os que nunca usaram o comércio eletrônico por receio ou insegurança”, explica Kelli Angelini, Gerente da Assessoria Jurídica do NIC.br e uma das autoras do Guia.

A publicação reforça, por exemplo, que a leitura dos termos de uso e política de privacidade é de extrema importância para que os usuários conheçam as regras da empresa. “Precisamos entender o que aquela empresa fará com nossos dados. Além disso, com essa leitura cuidadosa, o usuário também pode avaliar a credibilidade e transparência do negócio”, ressalta Karolyne Utomi, coautora do Guia.

Os leitores encontrarão uma lista com as principais recomendações antes de prosseguir com uma compra. O material enfatiza ainda a importância de utilizar dispositivos seguros antes de qualquer ação na Internet, principalmente aquelas que envolvem dados pessoais e financeiros, e recomenda a leitura do fascículo Comércio Eletrônico, do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), do NIC.br.

Os materiais educativos produzidos pelo NIC.br são para os mais diferentes públicos – crianças; adolescentes; pais e responsáveis; pessoas acima de 60 anos; educadores; técnicos – e de interesse geral, e estão todos disponíveis gratuitamente para download no portal Internet Segura: http://internetsegura.br/

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Embasa

Embasa alerta sobre o uso correto da rede de esgoto durante o período das chuvas

PRF recupera dinheiro roubado de Agência dos Correios em Jaguarari (BA)

PRF recupera dinheiro roubado de Agência dos Correios em Jaguarari (BA)