em

Saiba como não deixar seus dados pessoais vazarem do Facebook

Entenda o caso do vazamento de dados de 50 milhões de pessoas e confira como se prevenir para que suas informações pessoais não fiquem vulneráveis!

facebook vazamento
Foto: Divulgação/Proteste

Uma notícia sobre a segurança de dados envolvendo o Facebook abalou o mundo nesta semana: o vazamento de informações pessoais de cerca de 50 milhões de usuários norte-americanos, supostamente usados pela empresa de marketing Cambridge Analytica.

De acordo com as informações, os dados coletados pela Cambridge Analytica foram utilizados durante a campanha eleitoral de Donald Trump em 2016. Posteriormente, estratégia semelhante foi usada na campanha vitoriosa para que o Reino Unido saísse da União Europeia – o Brexit.

Com essas informações coletadas, a empresa de marketing é capaz de analisar dados de eleitores e consumidores para executar planos de “comunicação estratégica”, direcionando propagandas adequadas ao perfil dos indivíduos.

Como se dá a coleta de suas informações pessoais

Qualquer tipo de jogo, quizz ou qualquer tipo de sites ou aplicativo que usem seu perfil do Facebook como login podem ter acesso aos seus dados particulares.

Entre as informações que podem ser utilizadas estão: nome, idade, foto, status de relacionamento, lista de amigos, e-mail, publicações na linha do tempo e nas quais você foi marcado, fotos carregadas e nas quais você foi marcado, etc.

informacoes pessoais apps
Foto: Divulgação/Proteste

A nossa recomendação é a de nunca utilizar esse tipo de acesso.

Como fazer para descadastrar seu perfil desses aplicativos e, com isso, prevenir-se de vazamento de dados

Para identificar e remover o acesso dos aplicativos e sites, você deve acessar o Facebook no computador, acessar configurações e depois ir em aplicativos. No final da página existe a opção “Mostrar todos” caso você tenha uma quantidade muito grande de apps ativados. Feito isso, basta desativá-los.

Já no celular, basta acessar configurações da conta, clicar em aplicativos e depois em conectado com o Facebook.

Atenção: a opção de aplicativos é a que está dentro do menu configurações e não a que está no menu do Facebook.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou 4003-3907.

Via Proteste

Proteste

Conteúdo Proteste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor

Central de Relacionamento:
4003-3906

Serviço de Defesa do Consumidor:
4003-3907

*A Proteste não tem vínculo com a Folha Geral

Participação Semana da Água em Barreiras

Produtores rurais integram atividades da Semana da Água no Oeste da Bahia

Outono: um guia de makes para fazer bonito na estação