em

Homofobia tem cura? Terapeuta explica que existe tratamento para o preconceito

Lei contra o tipo de crime comemora 15 anos de existência em SP, mas delitos ainda acontecem diariamente Há 15 anos, em novembro de 2001, o estado de São Paulo deu um passo contra a homofobia e aprovou uma lei que pune às práticas de discriminação em razão de orientação sexual. Atualmente, o cenário do […]

Lei contra o tipo de crime comemora 15 anos de existência em SP, mas delitos ainda acontecem diariamente

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Há 15 anos, em novembro de 2001, o estado de São Paulo deu um passo contra a homofobia e aprovou uma lei que pune às práticas de discriminação em razão de orientação sexual. Atualmente, o cenário do Brasil mudou, no entanto ainda é possível ver muitos crimes contra LGBTs, desde discriminações em casa, nas ruas, nas escolas e em empregos, até mortes, que, segundo pesquisas chegam a fazer 325 vítimas por ano. Todos os casos, independente da gravidade, acontecem por conta de um motivo: a homofobia.

Os criminosos sempre apontam muitos motivos por trás deste pensamento. No entanto, de acordo com o terapeuta Bruno Cesar Costomski, criador do Tardemah Terapia, método sem o uso de medicamentos e não invasivo e que confere saúde emocional e elimina bloqueio, a atitude homofóbica nada mais é do que uma repulsa ou preconceito e, em ambos os casos, existe cura.

“As pessoas passam a ter discriminação pela forma errada que as informações são passadas a ela. Quando se associam atitudes erradas a uma classe da sociedade, ela passa a sofrer com pré-julgamentos. No fundo, a falta de entendimento e informação é que acaba provocando grandes preconceitos. ”, afirmou.

Terapeuta Bruno César. Foto: Divulgação
Terapeuta Bruno César. Foto: Divulgação

Para Bruno, a homofobia, ou outros tipos de preconceitos como o racismo, a xenofobia, e a gordofobia, têm como ser revertidos com tratamentos que realçam a importância do respeito e do esclarecimento. “Muitas pessoas têm as suas realidades como “oficiais” e não assumem que existem outras. Elas querem impor suas próprias regras, é preciso tratar esse sentimento.”

A terapia, para estes casos, pode ajudar famílias que não aceitam os filhos, ampliando, assim, o diálogo e fazendo com que menos pessoas transmitam este pensamento para as próximas gerações. Ainda segundo o especialista, é cada vez mais importante se pensar em acompanhamento terapéutico para quem cometeu um crime hediondo motivado pela fobia. “Essas pessoas têm que pagar pelos crimes, mas apenas deixá-las encarceiradas e soltá-las em alguns anos não é uma maneira inteligente de se tratar o problema. É preciso que elas saibam que o pensamento é errado e eliminem essa atitude inteiramente.”

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Azul estreia aeronave com voo São Paulo-Salvador

Bahia Farm Show 2017 é lançada na Fenagro