em

Obras da nova unidade socioeducativa em Socorro ganham celeridade

São cerca de R$ 14.934.000,00 oriundos do Governo Federal por meio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

Obras da nova unidade socioeducativa em Socorro ganham celeridade
Foto: Jorge Reis/Seinfra

Por meio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), em parceria com a Companhia Estadual de Obras Públicas (Cehop), e o intermédio da Fundação Renascer, está construindo a Unidade Socioeducativa de Internação Masculina em Nossa Senhora do Socorro, com capacidade para 84 internos.

Com investimentos na ordem de R$ 14.934.000,00 oriundos do Governo Federal por meio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a obra está situada na Avenida Perimetral B, ao lado do novo centro profissionalizante no Conjunto Marcos Freire I, ocupando uma área total de 21.000 m², dos quais 7.000 m² correspondem à sua edificação que será ladeada por um alambrado de quatro metros e muro de alvenaria de cinco metros de altura.

A unidade é dividida em seis blocos (acesso, técnico administrativo, alojamento e saúde, auditório e centro ecumênico, refeitório e serviços, salas de aulas e oficinas), oito alojamentos (12 quartos individuais e 36 duplos) e quadra poliesportiva coberta com arquibancada, sendo todos eles interligados por uma passarela de concreto coberta. A iluminação interna será composta de luminárias modernas e a externa por 33 postes de 16 metros com quatro pétalas.

Completando a estrutura, o espaço de ressocialização também irá dispor de quatro guaritas elevadas, dois chalés para visitas íntimas, espaço de convivência com três pergolados, uma sala de informática, biblioteca, casas de lixo, gás e gerador, reservatório de água elevado e subterrâneo, almoxarifado, vestiários, cozinha, lavanderia e dependências essenciais.

Obras da nova unidade socioeducativa em Socorro ganham celeridade
Foto: Jorge Reis/Seinfra

Serviços acelerados

De acordo com o secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, são cerca de 150 profissionais que trabalham diariamente na instalação de louças e luminárias nos blocos de acesso, administrativo, aplicação de revestimento cerâmico e esquadrias de ferro com policarbonato no bloco da saúde, finalização de esquadrias, banheiros e polimento do piso do auditório e do centro ecumênico e na instalação das telas de proteção da cozinha e refeitório.

Ele destaca ainda outras atividades em execução. “Está sendo realizado o calçamento nas áreas laterais, a drenagem pluvial dos blocos, as fundações da primeira guarita, aplicação do piso de alta resistência na cozinha e no refeitório, instalação do maquinário dos reservatórios e de louças e luminárias no auditório, centro ecumênico, cozinha e refeitório, instalação de louças e metais nas quatro salas de aula, informática, biblioteca e nas quatro oficinas, além da execução da parte estrutural (reboco, chapisco e esquadria) dos blocos de alojamento, de modo que o percentual construído é de 60%”, detalha.

Valmor Barbosa revela que após estes serviços, a obra ganhará celeridade. “Com a finalização dessas etapas, o ritmo dos trabalhos aumentará, uma vez que remanejaremos boa parte dos funcionários para a conclusão da parte estrutural dos alojamentos e construção da quadra esportiva, cujas fundações dos pilares já foram iniciadas e estão na altura da primeira viga (3,45 metros), e, posteriormente, serão feitos os acabamentos e por fim a pintura”, explica.

Reintegração

O secretário diz que a edificação não é um local de caráter punitivo para infratores. “O governo compreende que todos estão aptos a ter uma segunda chance e se permitir a dar um novo rumo às suas vidas. A unidade socioeducativa que terá capacidade para atender 84 adolescentes é um espaço onde os eles refletirão sobre os atos praticados, porém, terão acesso às necessidades que lhe são garantidas por lei, como saúde, educação, práticas esportivas, alimentação, dignidade e, um dos mais importantes, a profissionalização, pois, com as salas de aula e oficinas a serem implantadas estarão longe do ócio e aprenderão um novo ofício, para que quando reintegrados ao convívio social, possam recomeçar suas vidas de uma outra maneira”, avalia.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

endocrinologia

Mutirão vai reduzir fila de endocrinologia em Goiânia

Orquestra Filarmônica encanta o público em turnê pelo interior de Minas Gerais

Orquestra Filarmônica encanta o público em turnê pelo interior de Minas Gerais