em

Infrações no Vaca Brava caem 82% após implantação de videomonitoramento

Dados da SMT apontam queda no número de autuações após implantação do sistema. Uso do celular enquanto dirige registra forte diminuição

Infrações no Vaca Brava caem 82% após implantação de videomonitoramento
Foto: Divulgação

A implantação do sistema de videomonitoramento na região do Parque Vaca Brava registrou uma queda de 82% no número de infrações no local. A informação foi divulgada nesta semana pelo titular da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), Fernando Santana. Antes da implantação do sistema, a SMT registrou em único mês 120 ocorrências. No último mês, no entanto, o número caiu para 23 registros.

“Os números apontam que a implantação do videomonitoramento foi uma decisão acertada. Além da tecnologia, a educação e a boa comunicação com a população foram essenciais para alcançar mais segurança no trânsito local”, destaca Santana.

O secretário cita também a mudança do caráter das autuações. “Antes o uso do celular ao dirigir estava entre as principais infrações. Esse tipo de ocorrência, no entanto, caiu para o fim da fila, provando que a tecnologia quando aplicada de forma eficiente modifica o trânsito para melhor” acredita. Santana cita também que a requalificação dos agentes é um dos motivos para o balanço positivo: “A SMT investiu em cursos de qualificação para que os servidores pudessem trabalhar com um sistema altamente tecnológico”.

Após a implantação do videomonitoramento no Vaca Brava, o Corredor Universitário, da Praça Cívica até a Praça da Bíblia, será o próximo local a contar com a tecnologia. “Já temos 10 câmeras instaladas na região. Em seguida, o Aeroporto, Campinas e a região da Rua 44 estão no cronograma de implantação”, comenta.

Por Antônio Bento

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

O entretenimento em Santa Catarina tem um novo Habbitat

Definida a data de inauguração do Habbitat

Entidades sergipanas participam de discussão da minuta da Lei Complementar que cria a Região Metropolitana de Aracaju

Entidades sergipanas participam de discussão da minuta da Lei Complementar que cria a Região Metropolitana de Aracaju