em

Embasa flagra nova ligação clandestina que prejudicava abastecimento no Riachinho, em Barreiras

Em um trabalho de rotina para combate a furto de água, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) identificou, nesta terça-feira (24), mais uma ligação clandestina, popularmente conhecida como “gato”, na rede distribuidora de água no bairro Barreiras Norte, em Barreiras. Por causa do furto de água nesse ponto, localizado ao lado da BA-447, […]

Ligação clandestina
Ligação clandestina. Foto: Divulgação/Embasa

Em um trabalho de rotina para combate a furto de água, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) identificou, nesta terça-feira (24), mais uma ligação clandestina, popularmente conhecida como “gato”, na rede distribuidora de água no bairro Barreiras Norte, em Barreiras. Por causa do furto de água nesse ponto, localizado ao lado da BA-447, na saída para Angical, a oferta de água estava reduzida na rede, prejudicando o abastecimento do bairro do Riachinho. Estima-se que essa ligação clandestina tenha sido feita há cerca de três meses.

O gerente de operação da Embasa, Marcos Rogério Moreira, destaca que esse trecho da rede de distribuição é alvo frequente de infratores. “É recorrente esse tipo de ação no Barreiras Norte. As irregularidades acontecem geralmente no período da noite, já com certa agilidade e frequência pelos infratores”, afirma. No início do ano passado, a Embasa realizou uma grande operação na região, com o apoio da Polícia Militar e Civil, flagrando 25 ligações clandestinas, que desviavam um volume de água suficiente para abastecer 80 famílias, de quatro pessoas, durante um mês.

Para o combate a essas fraudes, o gerente da Embasa explica que a empresa realiza o monitoramento constante da rede distribuidora, verificando o volume que efetivamente chega aos imóveis, do total de água ofertado pela empresa. Mas, a maneira mais rápida de descobrir o ponto exato da ligação clandestina é por meio da denúncia. “É importante a população denunciar, já que ela é diretamente prejudicada pelos ‘gatos’. A ligação clandestina desativada nesta terça-feira, por exemplo, prejudicava o abastecimento do Riachinho, mesmo a Embasa fornecendo água suficiente para atender os imóveis regulares do bairro. Quem furta água, por não pagar, costuma desperdiçar muito’, comenta.

Desde o início de 2017, a Embasa vem intensificando o combate a irregularidades na rede distribuidora, a exemplo de ligações clandestinas e violação de hidrômetros (medidores). Qualquer intervenção no hidrômetro e na rede da Embasa com o intuito de furtar água é qualificada como crime contra o patrimônio, de acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cujo parágrafo 3º, ao tratar de furtos, equipara “à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico”. Caso a população identifique alguma ligação clandestina, pode denunciar pelo 0800 0555 195.

Ligação clandestina
Ligação clandestina. Foto: Divulgação/Embasa

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Impulsionado pela Agrovale, Juazeiro é pela segunda vez a que mais criou empregos em 2018

Impulsionado pela Agrovale, Juazeiro é pela segunda vez a que mais criou empregos em 2018

Jorge e Mateus

Jorge & Mateus fazem turnê internacional pelos Estados Unidos