em

Pequeno voluntário da OSID lança livro sobre suas ações solidárias

Venda do livro terá 80% da renda obtida com as vendas revertida para as Obras Sociais Irmã Dulce

Gabriel Weber, voluntário mirim das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), acaba de lançar o seu primeiro livro. A obra, que é uma leitura para todas as idades, reúne as experiências de Weber com causas sociais.

A publicação, que sairá com uma tiragem inicial de 1 mil exemplares, está sendo patrocinada pelo Esporte Clube Bahia e terá 80% da renda obtida com as vendas revertida para as Obras Sociais Irmã Dulce. Os recursos serão aplicados na reforma da biblioteca do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), núcleo de educação da OSID, que atende 700 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no município baiano de Simões Filho.

“Estou muito feliz com essa conquista. Espero que as pessoas leiam, se sensibilizem e façam algo para melhorar o mundo”, declara o pequeno escritor. “O início dessa bela história, de tantos gestos de generosidade, surgiu quando Gabriel conheceu o Memorial Irmã Dulce – MID (Largo de Roma), no ano de 2012”, relembra Sheila Weber, mãe do garoto, que já atuava como voluntária na instituição. “A visita dele, com apenas cinco anos de idade, ao museu que representa o legado de amor e caridade do Anjo Bom o tocou profundamente, dando impulso ao seu grande coração e à vontade de ajudar os que mais precisam”, conta Sheila, não disfarçando o orgulho e emoção.

De acordo com Sheila, a ideia de escrever o livro nasceu de uma brincadeira, quando, durante uma das campanhas sociais de seu filho, ela fez o comentário de que o Gabriel já tinha tanta coisa para contar que caberia num livro. O garoto gostou da ideia e, com a ajuda da mãe, iniciou a produção dos textos em seu computador, há cerca de dois anos. “Sinto-me feliz com esse momento, mas para mim o mais importante é perceber que Gabriel tem muito presente nele os valores sociais, ambientais e de família”, comenta.

Para a superintendente das Obras Sociais, Maria Rita Pontes, o livro vai possibilitar às novas gerações o contato com a história de Irmã Dulce: “O sonho de Gabriel também é o nosso sonho. Por meio da publicação que ele, com o apoio da família, preparou com tanto amor e carinho, as crianças vão conhecer os exemplos de solidariedade e caridade deixados pela Mãe dos Pobres e vão poder se inspirar nas ações que ele faz não apenas para a OSID, mas também em defesa dos animais e do meio ambiente”, finaliza Maria Rita.

Sobre as Obras Sociais Irmã Dulce: Entidade filantrópica sem fins lucrativos, as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) são uma espécie de ‘holding social’ constituída por 21 núcleos que prestam assistência à população de baixa renda nas áreas de saúde, assistência social e educação, dedicando-se ainda à pesquisa científica, ensino médico, preservação e difusão da história de Irmã Dulce e gestão de unidades públicas de saúde. Hoje, a OSID é considerada pelo Ministério da Saúde um dos maiores complexos de atendimento 100% SUS do país, com 4,5 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano a idosos, pessoas com deficiência, pacientes sociais, crianças e adolescentes em situação de risco social, dependentes de substâncias psicoativas e pessoas em situação de rua. Em sua sede, em Salvador, são atendidas diariamente cerca de 2 mil pessoas e realizados por ano 9,3 mil cirurgias e 16,5 mil internamentos. Somente na capital baiana, a instituição conta com mais de 2 mil funcionários, além de 320 médicos e 125 voluntários.

Pequeno voluntário da OSID lança livro sobre suas ações solidárias
Foto: Divulgação

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Inscrições para concurso do Corpo de Bombeiros iniciam nesta segunda (18)

Inscrições para concurso do Corpo de Bombeiros iniciam nesta segunda (18)

Inauguração Viaduto Noide Cerqueira

Viaduto é inaugurado na maior avenida de Feira de Santana