em

Embasa apresenta funcionamento dos sistemas de água e esgoto para estudantes de Barreiras

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) apresentou o funcionamento dos sistemas de água e esgoto de Barreiras. Nesta segunda-feira (31), cerca de 30 estudantes de Edificações do Instituto Federal da Bahia (IFBA) visitaram as instalações da estação de tratamento de água, quando foram demonstrados os processos de tratamento e análises para manter a […]

Visita estação de tratamento
Foto: Divulgação/Embasa

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) apresentou o funcionamento dos sistemas de água e esgoto de Barreiras. Nesta segunda-feira (31), cerca de 30 estudantes de Edificações do Instituto Federal da Bahia (IFBA) visitaram as instalações da estação de tratamento de água, quando foram demonstrados os processos de tratamento e análises para manter a qualidade de água distribuída na cidade. Na última quinta-feira (27), doze estudantes do ensino médio da Cooperativa Educacional de Barreiras (Coopeb) conheceram o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário por meio de visita técnica à estação de tratamento.

Ao coordenar as visitas, a assistente social da Embasa, Geisa Mendes, acredita que este é um momento que os estudantes possam entender e repercutir os processos utilizados pela empresa para levar água tratada e para coletar e tratar os esgotos domésticos. Pela primeira vez na estação de tratamento de água, os estudantes do IFBA, Sandy Lorrane Freitas e Gabriel Soares dos Passos, ficaram surpresos com o trabalho desenvolvido para levar água para as pessoas. “Foram muitas informações novas sobre os processos de tratamento da água e sobre as quantidades dos produtos como cloro que são adicionados para atender a legislação”.

Na estação de tratamento de água, o supervisor de tratamento, Anderson Rocha, apresentou as instalações e esclareceu sobre os parâmetros de potabilidade determinados pela portaria 2914/2011, do Ministério da Saúde. Em Barreiras, a Embasa investiu R$ 4,5 milhões para duplicar os módulos da estação de tratamento, o que incrementa em 50% a vazão de água produzida para atender cerca de 55 mil imóveis na sede municipal e 22 localidades da zona rural. No caso do sistema de esgotamento sanitário, foram investidos R$ 113 milhões para a ampliação e modernização das estruturas que possibilitou avançar a cobertura de 8% para 60% na sede municipal de Barreiras.

Visita estação de tratamento
Foto: Divulgação/Embasa
Visita estação de esgoto Coopeb Barreiras
Foto: Divulgação/Embasa

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

OPP APA Bacia RJ

Terceira etapa das oficinas para elaboração do Plano de Manejo da APA da Bacia do Rio de Janeiro são realizadas no oeste baiano

Renata Spallicci

Preconceito por ser mulher é uma das maiores dificuldades que as “Musas Fitness” enfrentam