em

VII Caminhada da Paz será realizada no próximo dia 10 de fevereiro

Em onze anos de atuação, a Comissão da Paz já conquistou muitos benefícios para Barreiras, entre os objetivos da mobilização desse ano, o principal deles é o funcionamento do presídio regional do oeste

Caminhada da Paz Barreiras 2015
Caminhada da Paz 2015. Foto: Divulgação

Em 2017, a Comissão Voluntária pela Segurança e Paz em Barreiras – CVSPB realizará a VII caminhada da Paz. Em mais uma edição, a caminhada reunirá a sociedade civil, instituições e autoridades eclesiásticas para que através de uma mobilização conjunta, demonstre ao governo a necessidade do município em investimentos na área de segurança pública. A caminhada será realizada no próximo dia 10 de fevereiro.

Criada em 2005, depois de um episódio de violência que marcou a cidade de Barreiras, a CVSPB já reivindicou muitas melhorias para o município, que envolvem tanto a segurança quanto o crescimento e bem estar da população. Várias melhorias já foram conquistadas, entre elas estão o contorno viário, ampliação do número de voos no aeroporto de Barreiras, construção do presídio regional e uma unidade do Corpo de Bombeiros.

Porém, ainda há muito o que fazer pelo município, os índices de violência e homicídios continuam altos. Por isso, além do pedido de paz que será feito pela comunidade, serão reivindicados principalmente o funcionamento do presídio regional, concluído há mais de um ano, a construção de uma casa de semiliberdade para menores infratores e o incentivo de políticas públicas para adolescentes e jovens.

Segundo o presidente da CVSPB, Gill Arêas, durante os 11 anos de atuação da comissão, Barreiras já avançou positivamente, entretanto, existem muitas prioridades que não foram supridas. “É a caminhada da paz que dá sustentação a comissão na luta por uma série de demandas que a cidade possui, essa é uma das formas de mostrar ao governo do estado quais são as nossas necessidades”, afirmou Gill, acrescentando que “quando a polícia precisa agir, é porque todas as outras alternativas não funcionaram, a sociedade precisa se unir, lojistas, comerciários, e toda a população, conclamamos a comunidade que participe”, finalizou.

Para o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Barreiras, Carlos Henrique, a segurança pública é interesse de todos, e a CDL de Barreiras apoia desde o início essa iniciativa da Comissão da Paz. “A mobilização popular é uma das melhores maneiras que a sociedade tem para resolver problemas. É necessário chamar a atenção das autoridades em relação a crescente violência, ao aumento da criminalidade, e reivindicar soluções para essa situação, entregaremos novamente um documento ao estado com as nossas prioridades”, disse Carlos.

A Comissão da Paz é composta por mais de 40 instituições públicas e privadas que se unem na luta pela segurança pública de Barreiras. A VII Caminhada da Paz terá saída em frente à Câmara de Vereadores de Barreiras, concentração às 16h, e chegada na Praça Castro Alves.

VII Caminhada da Paz será realizada no próximo dia 10 de fevereiro
Foto: Divulgação

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Maconha

Mulher liga para polícia para reclamar do preço da maconha

Mario Ghanna se apresenta em Balneário Camboriú nesta quinta

Mario Ghanna se apresenta em Balneário Camboriú nesta quinta