em

Estudantes da zona rural de Serra Dourada recebem orientação para uso racional da água

Os estudantes da zona rural de Serra Dourada, no oeste da Bahia, receberam na última quarta-feira (19) orientação para o uso racional da água tratada. Foram realizadas seis palestras educativas pela área social da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) nos povoados de Lagoa da Onça, Morrinhos e Traíras, que passarão a ser beneficiados […]

Palestra educativa povoado de Morrinhos - Serra Dourada. Foto: Divulgação/Embasa
Palestra educativa povoado de Morrinhos – Serra Dourada. Foto: Divulgação/Embasa

Os estudantes da zona rural de Serra Dourada, no oeste da Bahia, receberam na última quarta-feira (19) orientação para o uso racional da água tratada. Foram realizadas seis palestras educativas pela área social da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) nos povoados de Lagoa da Onça, Morrinhos e Traíras, que passarão a ser beneficiados até o final do ano com água tratada e canalizada. Cerca de 250 estudantes puderam entender o funcionamento do sistema de abastecimento e as etapas de tratamento da água.

A estudante Paloma Silva de Oliveira, da Escola Municipal Presidente Médice, de Traíras, gostou da palestra e das informações relacionadas ao tratamento da água. “Infelizmente ainda não temos água, mas é muito importante esse serviço para a saúde das pessoas”, afirma. Há 14 anos no povoado, a vice-diretora da Escola Presidente Médici, Maria da Conceição Silva, explica que os moradores estão com expectativa em relação à água da Embasa. “A água do povoado é de poço e salobra e temos que comprar água para beber”, afirma.

Para chegar água tratada aos moradores destes povoados, o Governo do Estado, com recursos do Fundo Estadual de Combate à Erradicação da Pobreza (Funcep), investiu R$ 725,1 mil para implantar 50,4 quilômetros de extensão de rede para atender 690 famílias. Para o morador do assentamento Lagoa da Onça, Osmir de Meira Xavier, a obra para levar água tratada vai melhorar a qualidade de vida da população do povoado. “Hoje o abastecimento do poço é precário. Além de ser salobra, ficamos muitos dias sem água”, afirma.

Palestra educativa povoado de Traíras - Serra Dourada. Foto: Divulgação/Embasa
Palestra educativa povoado de Traíras – Serra Dourada. Foto: Divulgação/Embasa

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Três pessoas assassinadas no fim de semana em Feira de Santana

Defesa pede liberdade de Eduardo Cunha a tribunal em Porto Alegre