em

Hospital de Cristópolis promove capacitação para os profissionais de saúde

Aconteceu nessa terça-feira 27, na prefeitura Municipal de Cristopolis uma capacitação com os profissionais de saúde do Hospital Municipal António José de Araujo (HMAJA) e das Unidades Básicas de Saúde(UBS), sobre a Classificação de Risco e Acolhimento das Gestantes no HMAJA. Um evento organizado pela direção e coordenação do hospital, juntamente com a Secretaria de […]

Profissionais de Saúde. Foto: Divulgação
Profissionais de Saúde. Foto: Divulgação

Aconteceu nessa terça-feira 27, na prefeitura Municipal de Cristopolis uma capacitação com os profissionais de saúde do Hospital Municipal António José de Araujo (HMAJA) e das Unidades Básicas de Saúde(UBS), sobre a Classificação de Risco e Acolhimento das Gestantes no HMAJA. Um evento organizado pela direção e coordenação do hospital, juntamente com a Secretaria de Saúde e Prefeitura Municipal de Cristopolis. Um dia totalmente voltado à capacitação dos profissionais, com o intuito de tornar o atendimento mais humanizado e ágil. Para que assim as necessidades da população sejam atendidas.

O palestrante Dr. Carlos José Evangelista, médico e diretor clínico do HMAJA, falou de forma clara e descontraída sobre as maneiras de se ofertar à população um bom acolhimento, o que irá qualificar o atendimento além de beneficiar a todos. Esclareceu sobre as novas normas que serão adotadas no Hospital, seguindo o protocolo de Manchester. Que preconiza a classificação do risco por cores, o que possibilitará um melhor atendimento, com agilidade, diminuindo assim a demora do atendimento e o possível agravamento de casos.

Para encrementar o assunto a enfermeira Rosimária de Oliveira falou tambem sobre o acolhimento prestado às gestantes, quesito de suma importancia para um bom desempenho da unidade hospitalar. A enfermeira falou ainda sobre a proposta futura de instalar no município de Cristopolis a rede cegonha, uma estratégia do Ministério da Saúde que poderá tranformar a realidade da população Cristopolense e consequentemente da região Oeste.

“É, foi um grande aprendizado. Saúde muda muito e precisamos sempre nos atualizar!” Disse a enfermeira Francisca Honorato.

O médico ginecologista e obstetra do município, Dr. Cesar Mercado, ressaltou também a necessidade de haver uma atenção humanizada com a gestante. Esclareceu dúvidas frequentes entre os profissionais, sobre o momento do parto e os determinados parâmetros a seguir mesmo diante de situações distintas.

Assuntos que envolveram os profissionais de tal maneira que estiveram sempre atentos e participativos, havendo assim a troca de experiências, o que enriqueceu mais ainda o dia.

Uma capacitação que trouxe benefícios para todos, profissionais e população, a qual ficará muito bem assistida, com um serviço de qualidade, estruturado e que agrade e supra a necessidade de todos.

Por Tânia Damaceno

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Prefeito Antonio Henrique critica redução do traçado da FIOL e garante protesto de paralisação em Barreiras

Treinamento do SPC foi ministrado para CDL’s da região