em

Beldes Ramos faz denúncias de postos de saúde em Feira de Santana

Durante discurso na Casa da Cidadania, o edil Beldes Ramos (PT) fez denúncias a respeito da situação da saúde no Município. O edil se pronunciou também sobre uma nota divulgada em um site de Feira de Santana sobre um vereador governista, intitulada: “Vereador Isaías de Diogo recebia vale transporte como agente de saúde”. O assunto […]

Beldes Ramos. Foto: Gracio Marinho/Divulgação
Beldes Ramos. Foto: Gracio Marinho/Divulgação

Durante discurso na Casa da Cidadania, o edil Beldes Ramos (PT) fez denúncias a respeito da situação da saúde no Município. O edil se pronunciou também sobre uma nota divulgada em um site de Feira de Santana sobre um vereador governista, intitulada: “Vereador Isaías de Diogo recebia vale transporte como agente de saúde”. O assunto repercutiu na sessão legislativa desta segunda-feira (26).

“Quero lançar uma pergunta diante dessa situação, pois esta é apenas mais uma denúncia que se faz referente à Secretaria de Saúde. A secretária de saúde não está sabendo de nada disso? Não estaria em acordo a carga horária que tem aqui com a carga horária que assume na Secretaria. Será que há conivência com as pessoas que prestam serviço?”, indagou.

O edil citou ainda denúncias feitas referentes a postos de saúde. “Estava ali ouvindo atentamente o que foi pronunciado e trago também denúncias referentes à saúde, comunidade do Loteamento Amaralina, Parque Sevilha e Caraíbas. Uma das reclamações é falta de médico clínico, pois existe apenas uma médica, mas que atende um dia por semana”, criticou.

Segundo Beldes, as pessoas vão até aos postos de saúde e não têm um atendimento satisfatório. “Não tem material de curativo, não se marca consultas, exames. Os postos têm apenas as paredes, nem sequer água tem. No posto do bairro Parque Sevilha, que atende a comunidade do Loteamento Amaralina, é o mesmo que se aplica ao do Caraíbas. Quero transformar isso em relatório, que possa ter uma reunião, que possam vir dar explicações”, cobrou.

Para o vereador, trata-se de falta de gestão. “Está me parecendo que a secretária não está tendo domínio sobre o que está acontecendo dentro da pasta. No Samu três pessoas assinaram ponto e estavam na França, mesmo caso de Constantino Portugal, agora a denúncia contra o vereador Isaías, que recebia vales transportes, mas não trabalhava oito horas. Isso é um desmando”, afirmou.

Em aparte, o vereador Marcos Lima (PRP) defendeu o Governo do Município sobre a denúncia contra o vereador Isaías. “Este Governo trabalha com responsabilidade e jamais permitira que alguém trabalhasse de forma irregular. Havia um parecer da Procuradoria, que permitia o meio turno. Mas, em 2014, ele já havia inclusive entregue um documento pedindo liberação. O Governo se isenta de responsabilidade, pois a Procuradoria tinha parecer para tal”, avalia.

Também em aparte, o edil Alberto Nery (PT) se pronunciou sobre o assunto. “Peço que esta Casa verifique se foi feito um ofício dentro do que foi colocado”, solicitou o petista.

Retomando a palavra, Beldes continuou fazendo críticas. “O comando está um desmando, inoperante, servidores que assinam ponto e não comparem, são agraciados e tendo a conivência do poder público. As pessoas acordam cedo com medo de não serem atendidos e quando chegam 10 horas da manhã, as pessoas são informadas que o médico não vai mais atendê-las. Existe um descaso e um desrespeito para com esses moradores, a campanha do Outubro Rosa lá não aconteceu, nem no Caraíbas nem na comunidade do Loteamento Amaralina, e isso não aconteceu em muitos outros postos, no que tange ao Outubro Rosa, que diz respeito à prevenção do câncer de mama”, pontuou.

Ascom

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Agricultores do oeste baiano vão à Salvador pedir a conclusão das obras da BA 225

Convite Defensoria Pública – Bahia