em de

Normas para bagagens em mudanças internacionais

Ilustração. Foto: Pixabay

Sair da zona de conforto e ampliar os horizontes é uma tarefa que exige coragem, porém traz muitos resultados positivos. Se mudar de endereço dentro da própria cidade já causa um certo frio na barriga, imagina quando isso acontece em uma mudança internacional?

Uma das formas de ultrapassar esse frio na barriga inicial ao pensar em uma mudança para o exterior acaba sendo pesquisar os modos ideais de transporte dos objetos pessoais, analisando as regras para o transporte destes para outro país. Cada país possui uma legislação específica vigente, tornando interessante e necessário que seja analisada previamente para evitar imprevistos.

As bagagens, referentes aos itens pessoais maiores, podem ser transportadas por transporte marítimo, aéreo ou terrestre. No caso do marítimo, por exemplo, a mudança é feita por meio de containers de aço. Cada um deles, usualmente, possuem a capacidade de 20 a 40 pés (1 pé equivale a 0,30m). Podem ser levados nos containers móveis, utensílios de casa e ferramentas de trabalho, contanto que já sejam usados.

Para garantir a segurança dos objetos transportados na mudança internacional, as empresas costumam utilizar pinos de lacre inviolável. Embalar tudo em lacre inviolável é primordial, uma vez que torna o transporte mais seguro ambos, o cliente e o transportador. Esse tipo de lacre garante uma menor chance de violação de objetos, possibilitando uma maior segurança.

No caso das bagagens levados via aérea, é importante reunir o mais essencial e se atentar ao que pode ou não ser levado de avião para outro país. Cada país possui normas específicas, mas algumas são comuns a todos os embarques internacionais.

Entre os itens restritos, estão: Armas de fogo, munição, espadas, facas e outros itens de defesa pessoal (arma branca) ou cortantes, portanto, alicate ou tesourinhas de unha também não podem. Além dos listados, estão vedados itens como bebidas alcoólicas (sujeitas a pagamento de encargos), alimentos e produtos de limpeza, e até mesmo obras de arte.

Atualmente, com a mudança das companhias aéreas no que se refere às normas de transporte de bagagem, muitos voos apenas permitem que os passageiros levem, cada um, no máximo duas malas de 23 kg. Previamente, o oferecido era duas malas, cada uma com 32 kg. Isso traz a necessidade de pensar melhor o que será levado durante a viagem, ao compreender quais itens são realmente essenciais e devem ser transportados com você.

Uma opção seria analisar o clima do país no qual o indivíduo se mudará, e ver, por exemplo, se ainda dá tempo de comprar roupas para o inverno no próprio local, economizando o espaço nas bagagens. É importante não exagerar no número de sapatos e bolsas, e focar nos itens que possibilitam um maior número de combinações, desde roupas a acessórios.

Em uma outra mala, caso considere necessário, pode-se levar roupa de cama e banho, livros, objetos de decoração devidamente embalados e que não sejam muito frágeis.

Entenda sobre bagagens: um guia de perguntas e respostas

O que é considerado como sendo bagagem?

Bagagem é tudo aquilo que você irá transportar em sua mudança internacional. Pode incluir roupas, utensílios domésticos, móveis e etc. Normalmente não inclui veículos.

Qual a diferença entre bagagem acompanhada e desacompanhada?

Respectivamente, a primeira é a que o viajante leva consigo quando viaja, utilizando qualquer meio de transporte que seja. É tudo que for transportado sem a condição de carga. Já a segunda, é justamente isso: a bagagem que é levada como carga, podendo chegar ao novo país antes mesmo do novo morador.

Despacho de bagagem e de importação: você sabe as diferenças?

O de bagagem é a mais comum quando realizamos viagens: consiste na retirada de bagagem de forma imediata após o desembarque de passageiros. Já no de importação, esse tipo de despacho se refere ao armazenamento da mercadoria, necessitando que quem enviou os objetos possua providências e exigências legais para retirá-los.

PUBLICIDADE

Publicidade

Teste grátis por 14 dias. Se você gostar, assine utilizando o cupom: LC3JQAWPE3XK74E e ganhe 20% de desconto durante 1 ano. Saiba mais em: Conheça o G Suite



Loading...

Nax

NAX - meio gente, meio robô. Uma profissional perfeita para todas as ocasiões.

PUBLICIDADE
Victor e Diogo - por Bruna Sales

Victor e Diogo lançam “Prazer Galáctico”

grama, esporte, futebol, campo, estadio, grass-2616911_1280

A estreia do VAR na Libertadores