em ,

O que o WhatsApp protege com a criptografia. E o que não protege

Agora, nem o WhatsApp vê o que se diz numa conversa. Mas os metadados — como quem está se comunicando — continuam visíveis Os usuários do WhatsApp agora conseguem escrever, falar ou trocar arquivos sem correr o risco de que o conteúdo de sua comunicação seja visualizado ou escutado por pessoas não autorizadas. A garantia […]

Agora, nem o WhatsApp vê o que se diz numa conversa. Mas os metadados — como quem está se comunicando — continuam visíveis

Criptografia no WhatsApp. Foto: Divulgação
Criptografia no WhatsApp. Foto: Divulgação

Os usuários do WhatsApp agora conseguem escrever, falar ou trocar arquivos sem correr o risco de que o conteúdo de sua comunicação seja visualizado ou escutado por pessoas não autorizadas. A garantia dessa segurança está na criptografia de ponta-a-ponta, implantada a partir da versão mais recente do aplicativo e liberada para o Brasil terça-feira desta semana, dia 5 de Abril.

Um passo à frente em privacidade
Filip Chytry, gerente de Inteligência de Ameaças Móveis da Avast, diz: “É ótimo que o WhatsApp tenha dado esse passo e criptografado todas as mensagens enviadas em seu serviço – eles estão finalmente adotando os padrões de segurança que já foram implementados em outros serviços como o Telegram. Para o usuário, a criptografia ponta-a-ponta representa mais segurança para todos os que se utilizam do serviço.”

“Devido à criptografia, o WhatsApp não pode mais visualizar o conteúdo das conversas”, acrescenta. “No entanto, é importante assinalar que os metadados continuam sendo visíveis. Eles continuam podendo ver, por exemplo, com quem você está se comunicando, mas não podem mais ler o conteúdo das mensagens ou escutar o que é dito nas conversas.”
Com todos os recentes vazamentos de dados e relatórios sobre governos espionando cidadãos, esta iniciativa do WhatsApp chega num momento em que a comunicação privada é um assunto quente. Com a atualização do WhatsApp, um bilhão de usuários estarão a salvo de espionagem.

O que é a criptografia de ponta-a-ponta?
Você pode pensar na criptografia como uma forma high-tech de ovos mexidos — quando você envia suas mensagens, faz um telefonema ou envia fotos e vídeos com a última versão do WhatsApp, o conteúdo de suas mensagens é aleatoriamente misturado, transformado e assim protegido. Somente a pessoa que a estiver recebendo esse conteúdo tem a chave para desembaralhar a mensagem de modo que ela possa ser lida ou ouvida. Isto torna impossível para os hackers, governos e mesmo para o próprio WhatsApp acessar qualquer das suas mensagens. Caso elas sejam interceptadas por criminosos ou autoridades, a criptografia torna essas mensagens ininteligíveis para pessoas não autorizadas.

Suas mensagens do WhatsApp agora são particulares (se você atualizar o WhatsApp)
Você certamente gosta de ter a certeza de que ninguém mais está lendo as suas mensagens ou escutando o que você diz nos telefonemas. Mas na verdade é que nunca se consegue ter certeza disso. Agora, no entanto, você pode dormir sossegado sabendo que suas comunicações no WhatsApp estão protegidas de abelhudos e serão somente do seu conhecimento e da pessoa a quem você as endereçou. O WhatsApp está utilizando criptografia padrão AES-256 para codificar as mensagens. Uma criptografia que se torna inquebrável por estar combinada com autenticação segura HMAC-SHA256 para troca de mensagens e verificação de chaves. Você pode ler mais sobre esses detalhes técnicos no documento WhatsApp’s Encryption Overview.

Como ter certeza de que suas mensagens estão criptografadas?
A partir de agora a criptografia está ativada no WhatsApp como padrão. Você só tem de atualizar para a última versão e pronto. É importante notar que a criptografia só estará ativa se todos os participantes da comunicação estiverem utilizando a última versão do aplicativo. Se uma única pessoa de um grupo, por exemplo, não estiver utilizando a última versão — e também a criptografia — então a conversa toda estará sendo feita do modo antigo, em texto visível, sem codificação. Para verificar se as suas conversas estão criptografadas, abra a janela de conversa e toque no nome da pessoa com quem você está conversando ou no nome do grupo. Puxando a tela para cima você verá um aviso indicando se a comunicação está sendo criptografada.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Filme brasileiro com Cris Lopes concorre no Festival Italiano Tracce Cinematografiche Film Fest

Larissa Manoela e Giovanna Chaves desfilam na Megapolo em SP