em

Como escolher o imóvel comercial ideal: prédio ou casa?

Saiba o que deve levar em consideração antes de iniciar a procura por um novo imóvel para abrigar a sua empresa

Sala de estar, apartamento
Ilustração. Foto: Pixabay

Investir no próprio negócio reserva muito mais itens no planejamento do que se possa imaginar. Um deles, por exemplo, é a decisão de onde será instalado o seu quartel-general, ou seja, a base a partir de onde você fará o trabalho ou receberá os seus clientes. Basta fazer uma pesquisa em sites especializados para encontrar dezenas de opções. Mas qual delas é a mais atrativa?

A resposta para essa pergunta vai depender de uma série de fatores e não há uma resposta certa capaz de agradar a todos. É preciso levar em consideração a proposta da sua empresa, a estrutura que será necessária, o capital disponível para investimento, além do tempo pelo qual você pretende utilizar as instalações para, somente assim, definir qual tipo de imóvel se adapta melhor ao seu perfil.

Nesse artigo vamos esclarecer quais são as principais vantagens e desvantagens de escolher um prédio ou uma casa comercial como a futura sede da sua empresa.

1 – Defina se a localização é importante para você
Estar em local centralizado é um fator importante para você? Há muitas empresas cujo negócio depende da visita dos seus clientes e, nesse caso, uma localização mais central ou próxima de áreas de negócio acaba se tornando mais importante. Se boa parte do seu fluxo de trabalho vem de clientes que precisam visitá-lo, então a localização é um fator determinante.

2 – Salas amplas em bairros mais afastados custam menos
Se não há a necessidade específica de receber clientes, suas alternativas de localização são ampliadas. Desde que o local possua a infraestrutura necessária para receber os serviços de internet banda larga, mesmo bairros mais afastados ou com características residenciais podem servir como uma alternativa para sediar o seu negócio.

Nesse caso, as casas levam vantagem por serem opções mais amplas e com um custo menor por metro quadrado.

Entretanto, é possível que esses locais precisem de outros tipos de investimento, como reformas estruturais, pintura, instalação de equipamentos de segurança e contratação de pessoal para portaria.

3 – Por quanto tempo esse será seu local de trabalho?
Planejar as ações de sua empresa a médio e longo prazo também é algo que deve ser feito antes de você pesquisar novos imóveis comerciais. O local que você está procurando, obviamente, deve abrigar com folga o total de pessoas que trabalham pra você. Contudo, inclua nas contas ainda as suas perspectivas de ampliação pelos próximos dois anos.

Se a sua empresa tem vinte funcionários, mas em dois anos seu planejamento indica que será preciso contratar mais gente, pesquise locais que possam suportar o seu crescimento. Isso impede que depois de um certo período seja preciso fazer uma nova mudança, fator que não só tem um alto custo como também impacta diretamente na produtividade da sua companhia.

4 – Estacionamento: um diferencial competitivo
Você sabia que muitos consumidores decidem por ir ou não em um lugar pelo simples fato de ele ter estacionamento? Essa característica é ainda mais evidente em bares e restaurantes, ambientes em que o tempo de permanência é maior. Caso não exista estacionamento, o consumidor terá que calcular mais um gasto extra, de forma que se o seu concorrente tiver algumas vagas de garagem certamente sairá na frente.

Muitas vezes pode ser preferível ter um local de trabalho menor, mas oferecer essa comodidade para os seus clientes do que ter um ambiente amplo, mas vazio por conta de ser difícil estacionar na região.

5 – O tipo de atividade da sua empresa pode ser determinante
Certos tipos de negócio não se encaixam em determinadas estruturas. Vamos supor que a sua empresa seja uma gráfica. Ela vai precisar passar por uma série de vistorias antes de entrar em funcionamento e existem algumas normas de segurança a serem seguidas, para que haja ventilação, áreas de circulação e saídas de emergência.

Esse é o típico negócio que se encaixa melhor em uma casa do que em um prédio, uma vez que se trata de uma infraestrutura bastante peculiar. Já um simples escritório independe do fato de estar em uma casa ou em um prédio. Tudo o que você vai precisar é de uma sala ampla para abrigar o seu pessoal, de forma que a melhor oferta, seja casa ou prédio, é que vai ser mais interessante nesse caso.

6 – Pesquise os concorrentes
Por mais que você não vá montar uma estrutura exatamente igual, pesquisar como os concorrentes estão alocados pode dar bons indícios dos melhores caminhos a serem seguidos. Se todos eles estão em casas, por exemplo, é porque deve haver alguma razão para isso, uma vez que prédios costumam ser um pouco mais baratos. Você pode acessar sites como o WebEscritórios para comparar os preços de aluguéis.

Em alguns tipos de serviço, a localização é um fator determinante. Se for esse o seu caso, veja também em quais bairros da cidade as empresas que competem com você estão. Talvez não exista um jeito de fugir de uma determinada área para poder garantir que haverá demanda de trabalho, de forma que considerar opções mais baratas em outros lugares pode acabar se tornando um mau negócio.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Bahia divulga atrativos na Feira Carnavália

Bahia divulga atrativos na Feira Carnavália

VI Fórum de Fortalecimento do Varejo Supermercadista Baiano debate mudança de hábito de consumo