em

Transição de carreira: quando, como e porquê

A menos de um mês para início de 2019, a Luandre dá dicas para quem pretende mudar de área profissional no próximo ano

Transição de carreira: quando, como e porquê
Ilustração. Foto: Divulgação

São Paulo, dezembro de 2018 – Embora o Brasil esteja em movimento de reaquecimento econômico e o balanço de outubro do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indique redução de 11,9% na taxa de desemprego, ainda há muita insegurança. A dificuldade é real para quem está começando (jovens que estão saindo da faculdade) e também para aqueles que querem recomeçar, mudando de área radicalmente.

Com 48 anos de mercado, a Luandre, uma das maiores consultorias de RH do Brasil, recomenda cautela aos que estão em dúvida sobre mudar de ramo no próximo ano: “2018 foi um ano de muitas mudanças e reaquecimento no mercado de trabalho. 2019, com as mudanças no governo, essas mudanças tendem a continuar, por isso é bom pensar bem antes de tomar qualquer decisão”. Carolina Silva, especialista de RH da empresa, dá algumas dicas preciosas para esse momento:

Transição gradual

Caso você não tenha nenhuma oferta fixa, o ideal é ir aos poucos. Definida a nova área em que deseja atuar, faça cursos, busque entender melhor como funciona esse “novo mundo” e esteja disponível para trabalhos menores, até que tenha mais experiência no assunto. “Use esse momento para absorver tudo o que puder”, aconselha a especialista.

Trabalhe o networking

Avaliar sua rede de contatos e reestruturá-la de acordo com sua nova área de atuação é importante para quem pretende se estabelecer em um novo segmento profissional. O LinkedIn é um ótimo aliado nesta tarefa, pois reúne diversos profissionais e permite a conexão com aqueles que tenham interesses em comum. “Outro caminho é participar de grupos da área desejada, no Facebook, Whatssap e ficar de olho em páginas do Instagram que apresentem conteúdo referente ao que procura”, diz Carolina.

Seja realista

Uma virada na carreira não é algo simples, exige planejamento e condições favoráveis. Seja prudente e avalie o impacto da mudança em sua situação financeira e pessoal. A especialista explica como: “mesmo que não tenha como investir numa mudança radical, não desista de seus objetivos, estabeleça metas, prazos e poupe o quanto puder para estar seguro quando, de fato, for realizar esta transição”.

Sobre a Luandre

A Luandre, Soluções em Recursos Humanos, tem 48 anos de atuação e oferece soluções técnicas e inovadoras na área de RH. Trabalha com a excelência nos serviços prestados e o investimento em soluções criativas, construindo o elo entre a organização e colaborador, em todas as etapas de desenvolvimento dos Recursos Humanos.

Em 2018, a empresa chegou à marca de 4 mil clientes atendidos, 55 mil profissionais administrados ao longo do ano e um banco com mais de 2 milhões de currículos cadastrados. Há 17 anos consecutivos, concorre ao prêmio Top Of Mind RH, no qual já venceu em sete edições, na categoria “Temporários e Efetivos”, sendo a mais recente neste ano. O Diretor de RH, Fernando Medina também foi o vencedor na categoria “Empresário de Destaque – Fornecedores de RH”, no ano passado.

A Luandre atende 200 das 500 melhores empresas do Brasil com todo seu know-how em Recrutamento e Seleção, Administração de Pessoal (Temporários e CLT), Avaliação Profissional, Outsourcing e Programas Especiais (Saúde, Varejo e Logística).

Atualmente, possui 10 unidades em três estados: São Paulo (São Paulo, Santo André, Guarulhos, Campinas e Jundiaí), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) e Paraná (Curitiba). Realiza também atendimento à distância em todo o país.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Deputados denunciam atuação de quadrilha para fraudar posse de terras no Oeste da Bahia

Deputados denunciam atuação de quadrilha para fraudar posse de terras no Oeste da Bahia

Infinity Blue Resort

Natal no Infinity Blue Resort & Spa tem ceia especial para toda a família