em

Congresso ABQV terá Cursos para Promoção da Qualidade de Vida

Evento será realizado de 20 a 22 de em maio em São Paulo. Inscrições estão abertas

Uma grade de cursos que envolvem a gestão da qualidade de vida no trabalho será oferecida aos profissionais, líderes e gestores, durante o 17º Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida. A oportunidade de promover para o acesso ao conhecimento de novas ferramentas de programas de sustentabilidade e inovação, tem se tornado cada vez mais ampla na proposta do evento.

Para esta edição “ampliamos as temáticas e teremos uma parceria com o SESI para cursos avançados, que possam produzir resultados na gestão integrada entre as diferentes áreas envolvidas de uma organização”, menciona Eduardo Bahia Santiago, diretor científico da ABQV e coordenador técnico do congresso.

As técnicas que serão apresentadas envolvem a real evolução e necessidade dos programas de qualidade de vida. “O alto custo da saúde, a incerteza e as mudanças na legislação brasileira, exigem que os profissionais que trabalham com programas de promoção de saúde se apropriem de novos conhecimentos para atender a demanda das empresas na redução do adoecimento. Teremos quatro cursos agendados para acontecer no dia 20, no período da manhã e da tarde”, explica Eduardo.

Os temas se destacam por abordar de assuntos de interesse de gestores e líderes. Os cursos de “Gestão Avançada de Programas de Qualidade de Vida” e “Introdução à Gestão de Programas de Qualidade de Vida”, apresentarão soluções práticas que envolvem o sistema de gestão como: metodologias de avaliação, pontos de atenção, tendências, gestão integrada, ferramentas para programas entre outros. Além deles, dois outros cursos – “Inovação em Ergonomia” e “Prevenção da Incapacidade e Gestão de Fatores Psicossociais” estão programados para o evento.

Os cursos terão como instrutores a vice-presidente da ABQV, Sâmia Simurro; o diretor administrativo da ABQV, José Antônio Coelho Júnior; a ergonomista e pesquisadora em Tecnologia II do Centro de Inovação SESI em Ergonomia, Dra. Claudia Ferreira Mazzoni; a pesquisadora do Centro de Inovação SESI em Higiene Ocupacional e do Instituto SENAI de Inovação em Química Verde, Dra. Rachel Noaves Gomes; o psicólogo e especialista do Centro de Inovação SESI de Prevenção da incapacidade, Dr. André Luna; a psicóloga e analista técnica sênior na gerência de pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do SESI/RS e responsável técnica do Centro de Inovação SESI em Fatores Psicossociais, Dra. Gaziela Alberici e a coordenadora do Centro de Inovação SESI em Prevenção de Incapacidade Dra. Lívia Maria Aragão de Almeida Lacerda.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio do site do http://congresso.abqv.org.br/. Informações pelo e-mail congresso@abqv.org.br ou através do telefone (11) 5081-7028.

Programação de Cursos 20/05:

Curso – Gestão Avançada de Programas de Qualidade de Vida

-Aprofundando os principais modelos (OMS e CDC)

-Metodologia de Avaliação

Ferramentas para programas

-A gestão integrada

-Recentes mudanças (FAP, E-social)

-Pontos de atenção

-Estudo de caso

-Tendências

Curso – Introdução à Gestão de Programas de Qualidade de Vida

  • Justificativas para implementação de um programa
  • Prioridades

  • Questões gerenciais

  • Desenho de um modelo sustentável

-Etapas para a implementação (pesquisa diagnóstica, plano, implementação e avaliação)

  • Estudo de caso

Curso – Inovação em Ergonomia

-Dados epidemiológicos sobre saúde e segurança

-Ergonomia e qualidade de vida

-Porque inovar em ergonomia

-Ergonomia e métodos participativos

-Ergonomia e produtividade

-Ergonomia e tecnologia

Curso – Prevenção da Incapacidade e Gestão de Fatores Psicossociais

-Cenário, conceitos e determinantes da incapacidade para o trabalho

-Panorama e conceitos dos fatores psicossociais

-Dinâmica de quebra de paradigmas

-Prevenção da incapacidade com ênfase em fatores psicossociais na empresa

-Abordagem e gestão dos fatores psicossociais

-Modificação do trabalho, dor crônica e incapacidade, auto eficácia, alguns instrumentos aplicados para prevenção da incapacidade.

Serviço:
17º Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida
Data: 20 a 22/05/2018
Local: Instituo Sírio Libanês
Endereço: Rua Prof. Daher Cutait, 69 – Bela Vista – São Paulo – SP – CEP 01308-060.
Horário: das 9h às 17h

Inscrições e Informações: http://congresso.abqv.org.br/
Tel.: (11) 5081-7028, (11) 5081-4246 ou (11) 3266-6497
E-mail: congresso@abqv.org.br

Sobre a ABQV – Fundada em 1995, a ABQV é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo estimular ações e programas de qualidade de vida em ambientes corporativos, bem como desenvolver parcerias e convênios com importantes entidades da sociedade brasileira. Tem como foco desenvolver e integrar profissionais para atuação em Qualidade de Vida e influenciar processos de transformação organizacionais e sociais. Para atingir tal meta, oferece subsídios atualizados e relevantes a profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos na área, e atuar como multiplicadores de uma rotina que alie harmoniosamente trabalho e bem-estar. Atua em âmbito nacional e possui empresas associadas em todo o Brasil. www.abqv.org.br

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

A Cidade do Futuro, de Marília Hughes e Cláudio Marques

“A Cidade do Futuro”, de Marília Hughes e Cláudio Marques ganha trailer oficial

José Fernandes

Sustentabilidade a favor dos postos de combustíveis