em ,

Elaboração de manuais de instrução para máquinas é tema de curso da ABIMAQ

Com o objetivo de capacitar empresas fabricantes de máquinas e equipamentos na elaboração de manuais de instrução para que atendam às exigências do Código de Defesa do Consumidor e a Norma NR-12 que trata sobre segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, a ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos realiza nos […]

Com o objetivo de capacitar empresas fabricantes de máquinas e equipamentos na elaboração de manuais de instrução para que atendam às exigências do Código de Defesa do Consumidor e a Norma NR-12 que trata sobre segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, a ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos realiza nos dias 26 e 27 de setembro o curso “Como elaborar manuais de instruções para máquinas e equipamentos”, em São Paulo.

Podem participar das aulas profissionais de publicação técnica, engenharia elétrica, mecânica de segurança e assistência técnica e demais interessados neste assunto.

O curso será ministrado pelo engenheiro mecânico e aeronáutico Luiz Carlos Devienne de Almeida, que tem 31 anos de experiencia e também atua como engenheiro de segurança do trabalho e advogado. Luiz já trabalhou na Indústria Aeronáutica Neiva As (EMBRAER) e Sttarrett Indústria e Comércio Ltda e atualmente é diretor da Manualtech Consultoria e Assessoria Ltda.

Conteúdo Programático:

  1. O profissional – Rotina de trabalho do profissional da área de publicação técnica. Oportunidades de negócios;
  2. Manuais como requisito da NR-12 – Os benefícios e importâncias dos manuais para os fabricantes: Imagem da empresa, qualidade para o produto, segurança jurídica. O que deve ser observado na NR12 durante a elaboração de um manual?

  3. Exportação para Europa – Se a intenção for exportar para Comunidade Europeia, o que deve ser observado? Aspectos positivos e novas oportunidades para os fabricantes na exportação. Exigências no processo de exportação na Diretiva 2006/42. Marcação CE.

  4. Normas Técnicas e os Manuais – Quais as relações entre as Normas Técnicas e os Manuais de Instruções? Informações para Uso na Apreciação e Redução de Riscos – abordagem conforme a ABNT NBR ISO 12100. Por que pesquisar no catálogo da ABNT?

  5. Elaboração de Manuais – Como estruturar um Manual de Instruções conforme a NR-12 e Diretiva Europeia? Capítulos. Recomendações e aspectos de segurança. Procedimentos de manuseio, instalação, operação, manutenção, garantias de uma máquina. O que deve ser observado na redação técnica?

  6. Traduções – Tenho que escrever um manual em outro idioma, o que fazer? Conselhos na elaboração de manuais em outros idiomas. Aspectos normativos e legais do país importador que devem ser observados.

7 Gestão – Como fazer a gestão de uma documentação técnica na empresa? Quais os benefícios? Revisões de manuais.

  1. Aplicativos – Quais os aplicativos recomendados para escrever um manual de instruções? Vantagens e desvantagens de cada um.

Serviço:
ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos
“Como elaborar manuais de instruções para máquinas e equipamentos”
Data: 26 e 27 de setembro
Horário: 09h às 18h
Local: Sede ABIMAQ SP – Avenida Jabaquara, 2925 (Próximo à Estação São Judas do Metrô)
Para mais informações e inscrição, acesse: www.abimaq.org.br ou entre em contato pelo telefone: (11) 5582-6321/6313

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

mobile marketing

Franquia de mobile marketing permite lucrar já em setembro

Vem aí Projeto Rua Solidária

Vem aí Projeto Rua Solidária