em

Conheça 5 editores de áudio para melhorar suas gravações

O trabalho de edição é indispensável depois de gravarmos um áudio ou música. Por mais que pareçam perfeitas inicialmente, as gravações sempre precisam de retoques finais, seja para eliminar erros e defeitos ou para adequação ao tempo que ela deve ter. Para dar um toque mais profissional ao seu trabalho, será necessária a utilização de […]

O trabalho de edição é indispensável depois de gravarmos um áudio ou música. Por mais que pareçam perfeitas inicialmente, as gravações sempre precisam de retoques finais, seja para eliminar erros e defeitos ou para adequação ao tempo que ela deve ter. Para dar um toque mais profissional ao seu trabalho, será necessária a utilização de algum software.

Hoje, diversos programas realizam o trabalho de edição de áudio, sendo uns mais simples e outros mais complexos. A escolha, claro, vai depender do seu objetivo final. Com eles, você pode editar desde gravações feitas com o microfone do seu computador, celular, tablet ou gravador digital, às profissionais, realizadas em estúdios de som, fazendo várias alterações. Confira algumas opções que podem aumentar a qualidade sua gravação e torná-la mais agradável para os ouvidos:

  • Sound Forge Pro

O Sound Forge Pro é o software mais utilizado por profissionais da área de edição de áudio. Com uma enorme gama de recursos, ele grava áudios rapidamente, diminui ruídos e chiados de gravações. Além disso, o programa consegue melhorar a qualidade de regravações e permite a renderização de arquivos mestres de alto nível com muita facilidade. Porém, mesmo com funções recomendadas para desenvolver trabalhos profissionais, a ferramenta é de fácil entendimento e não precisa de muito conhecimento técnico para operá-la. Alguns excelentes plugins nativos garantem, por si só, uma alta qualidade de edição. O Sound Forge Pro ainda exporta arquivos em diversos formatos.

  • Pro Tools

Assim como o Sound Forge Pro, é outro programa muito procurado por profissionais da área de edição de áudio. O software traz ótimos recursos para obter resultados de alto nível. Para usá-lo é necessário conhecer do assunto. No entanto, a sua interface não é das mais amigáveis para usuários leigos. No entanto, quem entende do assunto tem pela frente uma grande quantidade de recursos disponíveis para editar a gravação da melhora maneira possível.

  • Audacity

Esse é um dos mais conhecidos editores de áudio gratuitos. Com uma interface simples e dinâmica, o Audacity é ótimo para iniciantes. O software permite editar, mixar, inserir efeitos, converter e até gravar. Ótima opção para quem não tem maiores conhecimentos na área porque fornece tudo que é necessário para trabalhar com gravações de forma amadora.

  • Garage Band

Criado pela Apple, o GarageBand transforma o seu Mac em um poderoso estúdio de gravação e edição, além de trabalhar com diversos formatos de áudio. É a ferramenta para gravação, edição e mixagem de áudio gratuita para todos os computadores da empresa da maçã. O software se destaca por conter vários efeitos, sons pré gravados e instrumentos virtuais. No entanto, o programa é indicado para usuário de nível intermediário, pois apresenta interface mais complexa e cheia de configurações extras. Ele também funciona no iPhone e no iPad.

  • Power Sound Editor Free

O Power Sound Editor Free é um programa muito fácil de usar e até, por isso, altamente indicado para iniciantes na área. Esse programa gratuito de edição de áudio faz gravações, edições e mixagens semiprofissionais. É uma excelente opção para quem precisa de edições rápidas ou está em busca de uma experiência no mundo do áudio.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Soja - Aiba

Produção de grãos e fibra é a maior dos últimos anos na Bahia

Mia Vargas

Assessora Mia Vargas cria canal com dicas para quem procura Fama