em

7 urgências em que você vai precisar de uma ferramenta

Nem sempre as construções saem do jeito esperado; listamos algumas situações inusitadas nas quais uma boa ferramenta poderia resolver o problema

Infelizmente, não são todos os engenheiros e projetistas que são capazes de executar de maneira exemplar o seu trabalho. Alguns deles acabam deixando passar alguns “pequenos” detalhes, que podem comprometer a maneira como enxergamos algumas construções. Portas que se abrem para lugar nenhum, escadas sem destino e móveis mal colocados são apenas alguns dos exemplos.

A solução, nesses casos, é escolher uma ferramenta adequada e tentar resolver a situação da melhor forma possível. Entretanto, em algumas situações parece não haver muito o que fazer. Nesse artigo, listamos uma série de construções que vão fazer com que você tenha vontade de passar na primeira loja de ferramentas que aparecer na sua frente para encontrar materiais que possam resolver essas aberrações.

1 – A sacada inalcançável
Uma sacada é feita para ser um espaço de lazer, onde você pode ir apreciar a vista do apartamento onde mora. Porém, para que você possa chegar até a sacada é preciso de uma porta – ou na pior das hipóteses de uma janela. A primeira foto da nossa seleção mostra que esse conceito, por mais óbvio que possa parecer, foi deixado de lado por algum gênio da construção. Ele optou por criar a “sacada decorativa”, que está ali de corpo presente, mas que não tem serventia alguma. Tem até uma luz sobre ela para iluminar a genialidade do seu criador.

A sacada inalcançável
Foto: Divulgação

2 – Porta para quem tem asas
Você consegue voar? Se a sua resposta foi “não”, então sinto muito. Você não poderá usar essa porta, que fica localizada logo acima de uma escada. O curioso aqui é que quanto mais degraus você sobe, mais longe fica da porta. Além disso, há menos que você utilize uma outra escada, não há meios de se chegar até essa bendita porta. Dá para imaginar com qual propósito essa porta foi criada? E mais, como ninguém percebeu isso quando estavam construindo?

Porta para quem tem asas
Foto: Divulgação

3 – Escada para lugar nenhum
“Um degrau por vez e você segue subindo da vida”, diz o ditado. O triste é quando todo o seu esforço não leva você a lugar algum. É o caso da escada que vemos nessa foto. Note que a intenção dela parece ser muito boa quando você está subindo o primeiro lance de degraus. Porém, ao começar a subir o segundo você nota que não como ir em frente. Uma opção seria ir apara a esquerda, mas há uma coluna no meio do caminho. Ou seja, um belo investimento perdido.

Escada para lugar nenhum
Foto: Divulgação

4 – As gavetas embutidas
Dê uma boa olhada nessa imagem e responda: de que maneira você abriria essas gavetas? A resposta mais óbvia, é claro, é usando uma ferramenta para quebrar a parede. Não há como conceber que algum projetista tenha tido a brilhante ideia de deixar as gavetas metade em um cômodo e metade em outro. Simplesmente, uma das ideias mais sem noção que já vimos.

As gavetas embutidas
Foto: Divulgação

5 – Cuidado com o desnível
O que é mais óbvio de ser feito quando você precisa colocar uma escadaria em um local onde há um desnível? Resolver o problema ou colocar um aviso? O construtor dessa “belíssima” escada preferiu avisar às pessoas que fracassou e que não houve maneira de resolver o problema e deixou que os pedestres se virassem com os degraus tortos. Lugar ideal para dar aquela topada no dedão.

Cuidado com o desnível
Foto: Divulgação

6 – Acessibilidade
Prepare-se para ver a pior rampa de acessos para deficientes já criada. Note que o criador colocou duas pequenas rampas para que um cadeirante conseguisse subir. Porém, elas são claramente insuficientes, além de estarem posicionadas de um jeito que parece impossível de passar por ali. Certamente, o autor dessa pérola deveria consultar algum manual de engenharia que trate sobre a acessibilidade em construções – e colocar em prática que deveria ter aprendido.

Acessibilidade
Foto: Divulgação

7 – E se o trem vier?
Quando há um obstáculo na pista e você está de carro, a solução para passar é desviar, não é mesmo? E quando o veículo em questão é um trem? Nesse caso, é preciso que haja um desvio nos trilhos, pois caso contrário… Porém, quem colocou esse poste no meio dos trilhos dessa estrada de ferro certamente pensa diferente. Vai ver o construtor acredita que o trem possa magicamente passar de um trilho para outro, desviando de poste, de forma que possa seguir viagem. Não é mesmo incrível?

E se o trem vier?
Foto: Divulgação

O que fica disso tudo?
Você acabou de ver uma série de situações para lá de absurdas em que os construtores não foram muito felizes na execução do seu trabalho. Nesses casos, o melhor remédio seria ter em mãos as ferramentas corretas. Uma marreta, uma picareta ou uma escada, todos esses itens que você encontra com facilidade de uma loja de ferramentas poderiam servir para remediar a situação.

Além disso, se você for um construtor de primeira viagem, tente obter algumas dicas de como fazer as coisas do jeito certo para evitar que uma imagem do seu trabalho venha parar na internet, mas pelas piores razões possíveis.

A sua intenção pode até ser das melhores, quando se trata de uma construção, é importante que as medidas, as escadas e as entradas e saídas sejam feitas de forma precisa.

Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Avast alerta para ataques do Adylkuzz no Brasil

Avast alerta para ataques do Adylkuzz no Brasil

Theo Becker Dancing Brasil

Participando do “Dancing Brasil”, Theo Becker rasga elogios para Xuxa: “Vou reencontrar nossa rainha”